Publicado por: marianacarneiro | 08/10/2010

Fim de semana recheadinho de novidades para a criançada

Ah, nada como o Dia da Criança se aproximando para esta cidade virar o paraíso na terra em termos de opções de lazer e cultura para os pimpolhos. Se tanta boa vontade fosse algo permanente, seríamos tão felizes!

Como a programação é vasta, achei melhor dividi-la em dois momentos. Hoje destaco as alternativas de entretenimento para o período de sexta a segunda-feira, dia 11/10. E no sábado farei um post específico com a programação para o Dia da Criança, ou seja, o 12 de outubro propriamente. Então não esqueçam de visitar o blog no sábado para ver outras dicas. Também não deixem de observar outros textos já postados esta semana, relatando as primeiras novidades do mês dedicado às crianças.

Bom divertimento!!!

Circo itinerante Dermodex vai a Massaranduba

A trupe Dermodex Prevent vai se apresentar gratuitamente nesta sexta-feira (8/10) na praia de Massaranduba (Caminho de Areia, Cidade Baixa), das 8h às 16h.  A ação circo itinerante, que promove mensagens de saúde e bem-estar para adultos e crianças, inclui  brincadeiras e oficinas com atividades como aulas de confecção de cata-vento, malabares, perna de pau e maquiagem. Durante as atrações, personagens da Turminha Dermodex, anfitriões do espetáculo, distribuirão brindes e farão fotos com as crianças.

O público também vai poder assistir a uma peça de teatro em que os personagens Henriqueto e Sampalca, um monociclista malabarista e um malabarista na perna de pau, respectivamente, ensinam a importância de uma boa alimentação, da prática de exercícios físicos e também do hábito da leitura.

=================

Vila Velha traz Donos da Terra de volta

Ainda como parte das atividades pelo Mês da Criança (Vilerê), o Teatro Vila Velha traz de volta o espetáculo Donos da Terra, do Projeto de Iniciação Musical (PIM) , com apresentações sábado e domingo, às 16h. O ingresso é uma troca por um brinquedo novo. Já falei do grupo PIM e sua apresentação inesquecível várias vezes aqui. Quem perdeu as outras chances de ver pode aproveitar agora. Totalmente recomendado!!!

ServiçoDonos da Terra – Palco Principal do Teatro Vila Velha (Passeio Público, Campo Grande), como parte do Vilerê. Dias 9 e 10 de outubro, sábado e domingo, às 16h.

=================

Filme novo no pedaço

Sexta-feira, 8 de outubro, é dia de estreia do aguardado Eu e Meu Guarda-Chuva, filme nacional infanto-juvenil baseado na obra homônima de Branco Mello, dos Titãs, e Hugo Possolo. O filme narra a última noite de férias de Eugênio, um menino de 11 anos que está sempre acompanhado do guarda-chuva herdado do avô e também de seus amigos Frida e Cebola. Eles embarcam em uma aventura mágica ao visitar sua nova escola. Um barão, que deveria permanecer em um antigo quadro da parede, ganha vida e comprova sua fama de “terror dos alunos”. Salas e corredores viram o palco de uma fuga repleta de ação que leva a viagens a lugares desconhecidos e ao encontro com personagens inusitados e divertidos.

»»»» Assista ao trailer oficial

=================

Ruas de Lazer vai ao Subúrbio e Maré

Atividades recreativas especiais foram planejadas pelo projeto Ruas de Lazer. No sábado (9), a iniciativa vai a Ilha Amarela, no Subúrbio. No domingo (10) as atividades acontecem na Ilha de Maré, envolvendo moradores locais e estudantes das escolas da ilha.

=================

Shopping Paseo tem programação diversificada

Um Baile Infantil comandado pela turma do Tio Paulinho abre a comemoração do dia das Crianças  no Shopping Paseo (Itaigara, tel. 3012-5454) . O evento será realizado no sábado (9/10), das 16h às 19h, com o tema “Um Passeio pelos Desenhos Animados”. A proposta é fantasiar os pequenos de seus personagens e heróis favoritos, numa festa divertida. Os convites deverão ser retirados previamente em qualquer loja do shopping.

No domingo (10), o Paseo funcionará em caráter facultativo, das 14h às 20h, mas também haverá atividades para crianças, que terão oficina de desenhos, escultura em balões e maquiagem. Às 16h, os pequenos poderão curtir sessão de contação de histórias com a arte-educadora Keu Ribeiro, que vai narrar contos populares brasileiros que têm como principais personagens as crianças e os animais e, como temas, a amizade e a superação de dificuldades e problemas próprios da infância.

A programação de domingo será repetida na segunda-feira (11), quando o shopping funciona normalmente, das 9h às 21h. Mas a contação de histórias tem horário diferente nesse dia: acontece às 17h.

=================

Dica da leitora Gabriela Sampaio

“O Shopping Itaigara até o dia 16/10 está com atividades no piso L1 – tem uma brinquedoteca com brinquedos educativos e uma cama elástica. O acesso é gratuito e durante a semana é bem vazio – funciona de segunda a sábado de 16h-20h. O espaço é organizado pelo Mixirica Eventos”.

Obrigadíssima, Gabriela!

=================

Exposição de bonecos no Mauá

O Instituto Mauá preparou uma programação especial na Galeria Mestre Abdias, onde até o dia 22 estará em cartaz a Mostra Interativa No teatro de Neto e seus bonecos. Com entrada gratuita, a exposição abre ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30. Ela conta com bonecos de fio, espuma, papel machê, cabaças, argila, fantoches, marionetes e mamulengos, todos disponíveis para manipular e brincar. As peças também estarão à venda.

Onde: Rua Gregório de Matos, 27, Centro Histórico. Mais informações: tel. 3116-6709.


Respostas

  1. Acrescentando a programação do final de semana, gosaria de convidar a todos para o evento da Semana Nacional de Incentivo ao Sling, com o tema Slingando com Segurança, que acontecerá domingo 10/10, a partir das 8h30min, no Parque Metropolitano de Pituaçu, quiosque central. Teremos Palhaços da Cia Pé na Terra dos Palhaços, mini aula de baby yoga com a professora Anne Sobotta, palestra, mostra fotográfica, piquenique e muito mais. É gratuito e aberto ao público.
    Para além desse evento o Parque conta com bicicletário, pista de skate e patins, trilhas, lagoa, pedalinho e muita área verde.
    Curtam o dia de domingo, mas não esqueçam de levar o lixo, e não retirar plantas e nem animais da natureza.

  2. Olá Mariana,
    Já fiz diversas buscas na Google e não encontrei nenhum site com alternativas de cultura e lazer infantil em Salvador tão completo (com todas as informações, horários, dicas, etc…) como o seu. Parabéns!
    A propósito, foi por causa de uma dica publicada no seu site que levei minha filha de 3 anos e uma vizinha de 8 anos para assistirem ao espetáculo Donos da Terra no Teatro Vila Velha no domingo (dia 10) – realmente é como você disse: “inesquecível”. Muito bom mesmo As meninas adoraram.
    A TVE irá reprisar no próximo final de semana (dias 16 e 17) o documentário sobre o projeto PIM e o espetáculo Donos da Terra (gravado no TCA):
    Dia 16/10 (às 19h) Reprise Documentário PIM;
    Dia 17/10 (às 19h) Reprise do Musical Donos da Terra
    Gostaria de oportunamente poder contribuir com dicas: é possível? Como?

    Abraços,

    Marcus Vinicius F. Rosado

  3. Adorei encontrar este blog, super legal mesmo. Tenho duas filhas (uma de 2 anos e 3 meses e outra com 7 meses) e sinto falta de programação infantil aqui em Salvador. Fiquei encantada com a reportagem no programa Mais Você com o encontro de crianças de até 2 anos e meio, para que possam dividir espaço, brinquedos, histórias, experiências e assim desenvolverem seu potencial. Gostaria que houvesse algo neste perfil aqui, seria muito bom para nós – mães e bebes…
    Abs a todos.

  4. Oi, Railene, na verdade existe sim, em Salvador, um grupo de mães que se se encontra periodicamente levando suas crianças para dividir experiências, integrar todos e aprender juntas. É o Mães e Muito Mais. Veja em http://naubrincandodeblog.blogspot.com/. Abraços!


Deixe um comentário

Categorias