Publicado por: marianacarneiro | 27/04/2009

Praças de Salvador (IV) – Loteamento Aquarius

aquarius2A Praça do Loteamento Aquarius, situada nas proximidades da Avenida Magalhães Neto, é uma alternativa gostosa para passar um fim de tarde com criança. O lugar é utilizado principalmente pelos moradores da área, que costumam encher a pista de cooper para exercícios no início da manhã e fim do dia. Muitos aproveitam para passear com os cachorros.

Reformada e mantida pelo Grupo Fator como contrapartida à liberação, pela prefeitura, para construção de vários prédios no bairro, a praça do Aquarius oferece um parquinho interessante, de areia, com vários brinquedos para escalar, escorregar ou se pendurar. O parque é todo cercado e tem uma única saída, o que facilita o controle dos pais. Os equipamentos estão limpos e em bom estado.

aquarius1Além do parque e da pista de cooper (que serve também a caminhadas, mas onde o uso do skate é proibido, segundo avisam as placas sinalizadoras), a praça conta com uma fonte – que em tempos de dengue está seca – e um pequeno teatro de arena cuja área circular é uma boa pedida para a patinação dos pequenos, ou mesmo para os menores correrem ou andarem de bicicleta. Mas é preciso tomar cuidado na área do entorno da fonte, onde várias pedras estão se soltando, promovendo tropeços aqui e ali.

A infra local inclui uma barraca que vende sorvete, bebidas e doces, que podem ser desfrutados em uma das mesinhas da praça, logo ao lado. Há também uma baiana de acarajé e duas áreas para leitura ou descanso (com bancos de praça).

aquariusmapa

OBS: Post reeditado em 09/05/09 para incluir o mapa acima, sugerido aqui em comentário de Alessandra, que propôs o uso do Google Maps no Pequenópolis para indicar aos leitores a localização de alguns lugares. Valeu, Alessandra!


OBS (de 20/08/11): A praça foi totalmente reformada em agosto deste ano e algumas mudanças foram feitas. Entre elas, a substituição da fonte por uma área gramada, com consequente retirada das pedras soltas, como bem observa a amiga Tatiane em comentário nesse post!

Responses

  1. Esse blog, tem sido de muita utilidade , sou um pai que sempre que passo os meus diasd com minha filhota, recorro a ele.
    Parabéns pela idéia genial!

  2. Obrigada, Danilo, a ideia é essa mesma, ser útil! Abraços.

  3. Querida,

    Soube do seu blog por Patricia, do Projeto Oca. Desde então visito sempre. É mto bacana e importante nesta nossa cidade sem mtas opções e, muito menos, informações. A impressão que tenho é que as coisas acontecem e a gente não toma conhecimento. Parabéns pela iniciativa. Abri esse post do Parque na Magalhães Neto e me ocorreu uma idéia, espero que não se incomode. Conhece o google maps? Poderia, as vezes utilizar o google maps para indicar aos leitores a localização de alghuns lugares. Esse do parquinho, por exemplo, é um deles. Já estive na região várias vezes e nunca vi o tal parquinho. Hoje vou lá e encontro a ferro e fogo! Mas o mapa poderia auxiliar. É mais trabalhoso, eu sei, mas é um bom diferencial. Fica a dica!
    Tudo de bom para vc e seu pimpolho. Ou serão seus?
    Alê

  4. Alessandra,
    Ótima ideia essa sua, vou começar a colocar em prática! Te aviso quando estiver no ar. No caso da Praça Aquarius, fica paralelo à Avenida Magalhães Neto, aquela que liga a Tancredo Neves à orla. A praça é na rua atrás do Hospital da Bahia. Mas logo logo coloco o mapa no post.
    Só tenho um filho, de quatro anos, mas tenho sobrinhos de 12, sete e dois, de modo que tenho testado programas para idades bem variadas!
    Bjs p vc!

  5. Oi, Alessandra, hj finalmente segui sua sugestão e coloquei lá o mapa com as coordenadas para se chegar à Praça Aquarius. Daqui pra frente farei o mesmo quando se tratar de lugares de acesso mais complicado. Valeu pela sugestão!!

  6. Oi Mariana,

    Muito bom seu blog. Toda semana abro minha caixa de e-mails esperando ter recebido suas dicas para o final de semana. Ótima idéia. Muito útil e de excelente conteúdo. Depois da sua iniciativa, tenho levado meus dois filhos, o mais velho de 10 e a mais nova de 06 para lugares que nem mesmo sabíamos da existência, visitado parques e com muito mais frequencia os teatros.

    Um abraço.

    Alessandra

  7. Mari, a praça foi reformada recentemente, e a fonte não existe mais nem as pedras que estavam soltas. A fonte agora é grama. Qd for lá, me ligue (9981-2489), eu moro do lado. Bj, saudades. tati freitas

  8. ESTOU RESIDINDO HA POUCOTEMPO NESTA PRAÇA.ESTOU ENCANTADA PELA QUALIDADE DE VIDA! TEM OPÇÕES PARA TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS.NÃO PRECISA SAIR DE CASA PARA SE DIVERTIR.
    A PRAÇA É UMA FESTA…
    NÃO IMAGINAVA QUE AINDA EXISTISSE,EM SALVADOR, UM LUGAR COMO ESTE PARA SE MORAR.
    SÓ TENHO A RECLAMAR PELA RETIRADA DO PAPAI NOEL QUE SOMENTE ,POR POUCAS HORAS, ENCANTOU A CRIANÇADA E CAUSOU MUITA DECEPÇÃO A SUA RETIRADA!
    QUE VOLTE O PAPAI NOEL…..

  9. Mariana, boa noite!

    Seu blog é perfeito!!! Gostaria de receber informativos sobre atrações infantis… Tenho uma filha de 03 anos e meio e sempre reclamei que Salvador tem poucas opções de lazer para crianças, mas ao olhar seu blog, estou revendo minhas opniões…

    Bjs!

  10. […] praças – as melhores atualmente são a Ana Lúcia Magalhães (fim de linha da Pituba) e a do Loteamento Aquarius (região da Av. Magalhães Neto, […]

  11. […] praças – as melhores atualmente são a Ana Lúcia Magalhães (fim de linha da Pituba) e a do Loteamento Aquarius (região da Av. Magalhães Neto, […]


Deixe um comentário

Categorias

