Publicado por: marianacarneiro | 27/07/2009

Palacete das Artes Rodin Bahia oferece atividades para crianças

DSC06756Inspirada pelas mães Vanessa (Malu) e Ana (Vinícius), que postaram comentários aqui, fui atrás da programação infantil do Palacete das Artes Rodin Bahia (bairro da Graça). E não é que ela existe mesmo? Apesar de ir sempre lá, só tinha contato com exposições e algumas apresentações musicais para o público em geral. Não sabia da existência de atividades específicas para crianças.

O Setor Educativo do Palacete está levando para o local, pela segunda vez, a animadora e pesquisadora de música e folclore infantil Nairzinha, com o projeto “Cirandando Brasil no Palacete das Artes”. A programação para os próximos meses é a seguinte:

19 de agosto – 15h – Comemoração do Dia do Folclore – Show-baile “Cirandando Brasil”, composto por cantigas de roda e brincadeiras, cantadas por Nairzinha e dançadas por 60 crianças do Projeto Cirandando Brasil.

23 de setembro – 15h – Comemoração da Chegada da Primavera – Apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil Cirandando Brasil, composta por 100 participantes do projeto. Eles apresentarão peças do folclore infantil, cancioneiro popular brasileiro e cancioneiro erudito.

14 de outubro – 15h – Comemoração do Dia da Criança – Apresentação do musical “Os Saltimbancos”, com a participação de 80 crianças do Projeto Cirandando Brasil. – OBS: A PROGRAMAÇÃO DESSE DIA FOI CANCELADA

18 de Novembro – 15h – Celebração dos 50 anos de morte de Villa Lobos – Apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil Cirandando Brasil, do grupo de dança e do coral do projeto. 100 crianças executarão o folclore infantil partiturizado pelo maestro.

* O alvo dos eventos são os alunos das escolas da rede pública situadas no entorno do Palacete das Artes e também o público infantil em geral. Os dias de programação caem sempre às quartas-feiras. O acesso é grátis.

**************************************

DSC06757O Palacete também desenvolve outras atividades que podem ser aproveitadas pelo público infantil, mas que necessitam de agendamento prévio por parte de grupos escolares ou particulares. O interessado liga (3117-6986) e escolhe data e horário segundo sua disponibilidade, dentro do horário de visitação do Palacete, que é de de terça a domingo, das 10h às 18 h. Veja as opções:

* Projeto Re-lendo Rodin –  apresentação das peças de Rodin que estão nos jardins do Palacete. Em seguida o grupo participa de uma oficina de modelagem com massa (4 a 10 anos) e argila ( 11 a 16 anos). É o momento de as crianças mostrarem sua impressão sobre o que perceberam nas obras de Rodin, fazendo releituras em massa e argila sobre o que viram.

* Memórias do Palacete –  Projeto que objetiva a sensibilização dos visitantes a partir da ativação de memórias geradas através da manipulação de objetos diversos dispersos em um baú. Consiste na disposição de uma caixa-baú contendo objetos diversos, que deverão ser alcançados pelos visitantes com idade a partir dos 8 anos, sob a orientação de monitores. “A ideia é gerar uma interatividade entre público e museu, para afirmar a vivacidade da memória e transmitir a mensagem de que assim como os museus, os indivíduos também possuem seus acervos permanentes e temporais registrados em sua história´”, diz o texto de apresentação da atividade.

*Contação de  Histórias –  oferece momentos lúdicos a partir da contação de histórias, possibilitando a ampliação dos referenciais poético-literários e estimulando a leitura como experiência significativa para o conhecimento do mundo. O trabalho inclui também outras linguagens e manifestações culturais, como a inserção de elementos corporais, vocais, cênicos, musicais, possibilitando uma dinâmica de ritual coletivo, do qual todos participam contando e cantando histórias. Com isso espera-se estimular a imaginação de quem conta e do público infantil a que se destina a contação.

SERVIÇO

Palacete das Artes Rodin Bahia (Mansão Martins Catharino)

R. da Graça, 284, Graça

Tel. 3117-6986/6910/6982.

O Palacete funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, incluindo feriados. A entrada para as atividades é franca.

Leia mais sobre o Palacete das Artes Rodin Bahia.


Responses

  1. Que dica maravilhosa! Fiquei feliz em conhecer esse canal para aproximar os pequenos da arte. Obrigada pelo serviço, Mariana!

  2. Muito legal! Estamos precisando muito de programas culturais infantis na cidade, as vezes, ficamos sem opção. Melhor, é gratuito, todos tem acesso. Que bom!

  3. Fico feliz, em conhecer este espaço de cultura e lazer que inclui crianças e ao mesmo tempo proporciona conhecimento e aprendizagem gratuito;parabéns vocês são 10!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: