Publicado por: marianacarneiro | 08/09/2009

Novo aviário do Zoo permitirá integração de aves com o público em mesmo ambiente

O Zoológico de Salvador se prepara para lançar novidade: anunciou a construção de um novo aviário que contará com o sistema walk-in-through, que permite que o visitante entre no ambiente para interagir com as 42 espécies de ave existentes. A previsão é de que a nova casa das aves esteja pronta até o final deste ano.

No Brasil outros cinco zoos já oferecem o sistema, que chega pela primeira vez ao Norte/Nordeste. Reformulado, o viveiro ficará mais próximo do habitat natural das aves. Tucanos, ararajubas, guarás e seriemas, que hoje estão em recintos separados, ficarão juntos numa área de quase 900 metros quadrados, com artifícios como correntes de ar, árvores nativas e cachoeiras.

Segundo a direção do zoológico, a  integração com o público será feita respeitando os aspectos do bem-estar animal e vai coincidir com o início das atividades de readaptação para soltura de espécies oriundas do Centro de Tratamento e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras). Entre elas estão canários, azulões e cardeais.

Para que o novo aviário seja implantado, será necessário isolar um trecho do zoo de Ondina, que ficará intransitável durante as obras, da mesma forma como aconteceu durante a construção da nova área que abriga os felinos.

DSC03928Conheci o sistema walk-in-through quando estive no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), ano passado, e posso dar o testemunho de como é emocionante essa integração com os pássaros. Sobretudo para as crianças (veja foto tirada lá) e para aquelas outras que, como eu, cresceram só no tamanho e que amam os bichos desde sempre.

No Paraná o ambiente se tornou ainda mais especial e acolhedor porque, além de amplos, os viveiros foram totalmente integrados à exuberante floresta da região. De tão acostumados a conviver com os visitantes, aves como os tucanos seguem a gente por toda parte, sobem no colo e se deixam acarinhar. É muito bom!

Uma coisa curiosa é que, no caso do Parque das Aves (que fica vizinho ao Parque de Iguaçu), há um viveiro exclusivo para as araras. Ele tem uma placa engraçadíssima na porta de entrada, uma espécie de alerta aos visitantes desavisados. Confira abaixo. A imagem com os dizeres fala por si só!

DSC03934


Responses

  1. Muito bom, o projeto. Gosto de animais e a idéia é criativa, desde que, também, não venha a prejudicar a paz das aves.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: