Publicado por: marianacarneiro | 02/10/2009

Fim de semana de variadas opções culturais e recreativas

A proximidade do Dia das Crianças movimenta a cena infantil de Salvador. Vamos levar os pequenos para conferir!

Teatro

As aventuras de Bambolina

Foto: Divulgação Caixa Cultura

O premiado Grupo Pia Fraus está em Salvador para encenar As Aventuras de Bambolina, baseado no livro de Michele Iacocca. A peça conta a história da boneca Bambolina, que sempre era descartada por seus donos/manipuladores cada vez que encontravam algo mais interessante. Depois de muitas aventuras, a boneca encontra seu verdadeiro destino e termina sua história de uma maneira inusitada e feliz.

O espetáculo, que terá duas sessões na Caixa Cultural de Salvador, utiliza cenários formados por painéis desmontáveis que se encaixam como num grande livro, o que possibilita aos atores criar as mais diversas composições e coreografias com os desenhos que ilustram a história original. Essa estrutura dá a ideia de que o o livro está sendo lido junto com a plateia, e de uma forma bem lúdica. Da mesma forma que no livro, feito apenas de imagens, na peça não é dita uma só palavra.

Bambolina estreou em maio de 2008, em São Paulo, e coleciona honrarias: Prêmio Funarte Myriam Muniz 2007, indicação em nove categorias para o Prêmio Coca Cola Femsa 2008, duas indicações ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro e primeiro lugar no Prêmio APCA 2008 de melhor ator de teatro infantil para  Sidnei Caria. O livro, no qual foi inspirado o espetáculo, tem a chancela de Altamente Recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil, e desde seu lançamento tem sido adotado por escolas devido ao seu conteúdo simples e poético, auxiliando no estímulo à leitura desde antes da alfabetização.

SERVIÇO

As aventuras de Bambolina
Dias 2 e 3 de outubro (sábado e domingo), às 17h
Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro (tel. 3421-4200)
Ingresso: trocado, nos dias do espetáculo, por 1 kg de alimento não perecível, das 14h até meia hora antes do espetáculo
Duração: 50 minutos.

Donos da Terra

PIMAs 48 crianças do PIM (Projeto de Iniciação Musical) da Escola Comunitária São Miguel, de Fazenda Coutos 3, iniciam neste fim de semana a temporada de Donos da Terra, no palco do Teatro Acbeu. Quem já viu diz que é belíssimo. Um mar de meninos navega num barco imaginário e rumam para o Nordeste ao som de um poema de João Cabral de Melo Neto. O espetáculo embarca, literalmente, na cultura nordestina e destaca-se por seu caráter artesanal e diferenciado em relação ao que se vê palcos afora.

Com produção impecável, o espetáculo tem artistas na faixa etária de seis a 12 anos, que se revezam nos tambores, nas coreografias e no texto repleto de citações de Castro Alves, João Cabral de Mello Neto, Manoel e João Ubaldo Ribeiro. Imagens oníricas são montadas por meio de recursos como o rico figurino costurado pela própria comunidade e a música ao vivo tocada, cantada e dançada pelos artistas. Brincadeiras e folguedos do Nordeste desfilam por ali: boizinho, a dança das fitas, os índios, os negros, os brancos, repentistas, zambiapunga e muitos outros.

PIMSERVIÇO

Donos da Terra
Dias 3, 4, 10, 11, 17 e 18 de outubro (sábados e domingos), às 16h.
Teatro Acbeu – Av. Sete de Setembro, 1.883, Corredor da Vitória, Tel. 3444-4423.
Ingresso: doação de um brinquedo, roupa ou livros novos que serão entregues para crianças da periferia

Backyardigans no Teatro Iemanjá

backyardigans

A turminha dos  Backyardigans, sucesso entre as crianças que assistem ao canal pago Discovery Kids, se apresenta novamente em Salvador. Desta vez a galerinha que sonha no quintal de casa traz para o Teatro Iemanjá do Centro de Convenções o show Fuga da Aldeia Mágica. As sessões acontecem nos dias 3 e 4 de outubro (sábado e domingo), às 10h, 15h30 e 18h30.

A história gira em torno das confusões do alce Tyrone, entregador de jornais de uma vila habitada por seres de contos de fadas, interpretados pelos outros personagens do grupo: o pinguim Pablo, a formiguinha Uniqua, o canguru Austin e a hipopótamo Tasha. A superprodução reúne os bonecos em cinco cenários e conta com projeções em telão e canções e coreografias. O espetáculo tem cerca de uma hora e meia de duração e é falado em português, com uso de dublagem sincronizada.

SERVIÇO

Backyardigans – Fuga da Aldeia Mágica

Teatro Iemanjá – Centro de Convenções
Av. Simon Bolivar s/n, Stiep
Tel.: 3117-3101 / 3102 / 3159 / 3130 / 3075

Ingressos: apenas nas lojas Ticket Mix – Shopping Iguatemi, Estrada do Coco, Shopping Paralela e Shopping Barra.

Informações: Tel. 4003-1212

Cinema

Tá Chovendo Hamburguer

Ta Chovendo Hamburguer 1A animação Tá Chovendo Hamburguer estreia em várias salas de cinema de Salvador. A história: cientista com ótimas intenções tenta acabar com a fome no mundo. Ao menos para a população da pequena cidade de Chewandswallow, tudo parece perfeito quando começa a chover sopa, nevar purê de batatas e vem uma tempestade de hambúrgueres. O cientista só não imaginava que isso iria causar um problema de proporções globais. O filme é uma adaptação do livro infantil escrito por Judi Barret e Ron Barrett e chega também em versão 3D.

»»»»»» Confira a relação das salas de exibição.

»»»»»» Clique para ver o trailer legendado.

  • O Shopping Paralela inaugura nesta sexta (2) o seu complexo de salas de cinema (UCI Orient Paralela). Serão seis salas, com capacidade total para 1.718 espectadores. O espaço conta com sala 3D, telas gigantes, projetores Lanterna Cristie e Strong (de última geração) e som Dolby Digital (panorâmico em 360º).

Recreação

Gente Miúda reabre com novidades

Fechado desde o dia 8 para reformas, o Espaço Gente Miúda do Salvador Shopping tem previsão de reabertura para este sábado, dia 3, às 9h. O espaço contará com novos brinquedos e outra novidade: terá animadora responsável por promover brincadeiras e distribuir brindes aos pequenos. O espaço também segue com a promoção lançada antes de fechar: o preço cobrado por meia hora (R$ 18) estará valendo para o período de uma hora (mas apenas de segunda a quinta-feira). O valor normal, cobrado de sexta a domingo, é de R$ 21 por hora.

No fim de semana seguinte, para comemorar o Dia das Crianças, o Gente Miúda trará a peça Chapeuzinho Vermelho, nas tardes de domingo (11) e segunda (12).

Cãominhada na Barra

Domingo (4) é Dia de Cãominhada na Barra, em comemoração ao dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Em sua quinta edição, o evento é promovido pela loja Planeta Animal e pretende reunir 2 mil cachorros e seus proprietários, das 8 às 14 horas. O passeio vai do Morro do Cristo ao Farol da Barra.

Entre as atividades previstas estão benção para os animais, desfile de fantasias e concurso de adestramento com Washington Santana, ganhador do quadro “Se vira nos 30” e “Caopeão do Domingão do Faustão”. A programação inclui também atividades físicas de alongamento e ginástica, conduzidas por um personal training, gincana, pula-pula em forma de pulga com cerca de três metros de altura, mini trio elétrico e sorteio de brindes, serviços, vermífugos, rações e edredons para os animais participantes. Haverá também um posto de adoção de filhotes, unidade móvel para primeiros socorros e distribuição de informes sobre meio ambiente e medicina preventiva.

Para participar do evento e ter acesso ao kit da Cãominhada (camiseta, boné), é preciso inscrever-se antes nas lojas Planeta Animal da Barra (Av. Oceânica, 623, tel. 3247-1011) ou do Salvador Shopping (tel. 3878-1516), mediante doação de um pacote de ração para cães ou gatos ou uma lata de leite em pó. Os produtos recolhidos serão destinados ao Núcleo de Apoio a Criança com Câncer (Nacci), Creche André Luís (Cobem de Brotas) e para as casa de recolhimento de animais ONG Terra Verde Viva e Associação Protetora de Animais (Abrigo São Francisco).

Museu Encantado Barbie no Salvador Shopping

Até o dia 29 de outubro o Salvador Shopping abrigará a exposição Museu Encantado Barbie, em homenagem aos 50 anos da boneca. No evento, montando na Praça Central, Piso L1, estarão expostas 200 bonecas raras que exibem as transformações de rosto, corpo e estilo ao longo do tempo, além de revelar a evolução da moda e os gostos de cada época (1959 a 2009). Também estarão presentes modelos representando culturas diversas.

Entre os destaques estão a primeira Barbie (um exemplar original de 1959 e único no Brasil – nunca antes exposto na Bahia), a primeira Barbie negra, oriental e hispânica, além do primeiro exemplar a abrir e fechar os olhos e dobrar as pernas e a primeira da era “disco”. Dois painéis informativos contam a origem de Barbie e de sua criadora, Ruth Handler e a árvore genealógica da boneca.

A programação oferece também uma brinquedoteca e um concurso de frases sobre Barbie, que tem como prêmio uma Barbie Amazônia. A própria “Barbie” estará presente em dois dias do evento (dia 28, das 17h às 20h, e 29, das 16h às 19h), para fotos e autógrafos com a garotada.

SERVIÇO

Brinquedoteca da Barbie -Salvador Shopping

Para crianças de 3 a 12 anos, acompanhadas de um responsável
Segunda a Sexta – 14h às 20h
Sábado – 11h às 21h
Domingo – 13h às 20h
Tempo de permanência: 20 minutos
Capacidade: 15 pessoas

zezeDicas rápidas

  • A Livraria Nobel do Shopping Itaigara promove neste sábado, às 17h, mais uma sessão de contação de histórias com Zezé Goodwin. Será no segundo piso (Tel. 355-0841)
  • Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré, o domingo será de atividades recreativas e teatrinho. Às 14h30 será apresentada a pela Do livro à Imaginação e às 16h A bruxinha de Monteiro Lobato.
ngresso: doaç

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: