Publicado por: marianacarneiro | 29/10/2009

Festival de Cinema Infantil tem preciosidades

historias01O segundo e último fim de semana do 7º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que acontece nas salas de cinema da Rede Cinemark (Shopping Salvador), traz produções premiadas e ainda não exibidas localmente. Dificilmente haverá outra oportunidade para apreciar estes filmes (a maioria deles não está em locadoras).

São tantas opções que achei melhor desmembrar a programação do restante das dicas de fim de semana.

Os filmes são dublados e têm preço único de R$ 4, para crianças e adultos.

No sábado e domingo, às 10h30, será realizada uma oficina de cinema e animação para ensino de técnicas e produção de filme junto com o público.

Dê uma olhada na ampla programação e faça o seu roteiro com os pimpolhos:

O melhor amigo da lua
luaPaís: Alemanha
Ano: 2008
Duração: 72 min
Recomendação etária: a partir de 4 anos
– Um piloto imprudente faz piruetas no céu e consegue o que ninguém poderia imaginar, derruba a Lua, que felizmente cai bem perto da casa de seu maior admirador, o ursinho Da Lua. Ele fica muito contente com a visita, mas a alegria dura pouco porque a Lua mergulha em um sono profundo e ninguém consegue despertá-la. Com a floresta às escuras, os animais se reúnem e buscam descobrir a causa do mistério e um meio de fazer a Lua acordar e voltar para o céu.
Sexta às 17h30, sábado às 11h30 e às 15h30, domingo às13h30 e às 17h30

Histórias preciosas
País: Rússia
Duração total da sessão: 65 min
Recomendação etária: a partir de 6 anos
– Série de filmes animados que contam histórias populares dos diversos povos que integram a Rússia, como os tártaros, os chechenos, os ucranianos, os armênos etc. As lendas e contos tradicionais são narradas por atores que parecem estar encarnando todas as “babuskas” do mundo. Enquanto isso, as histórias acontecem com animações primorosas onde o humor e a originalidade predominam. Entre uma história e outra,  a descrição da região onde cada uma se originou com aspectos históricos, geográficos e culturais, vistos de um modo criativo e engraçado. As informações oferecidas em uma fabulosa animação em modelagem, valem por mil aulas e são inesquecíveis.
Sexta às 18h30; sábado às 13h30 e às 17h30: domingo às 11h30
Clique para ver a relação de filmes

Histórias curtas (Panorama do Cinema Infantil no Brasil)
Sábado às 10h30
Clique para ver a relação de filmes

Juro que vi
No interior do Brasil reza a lenda que quando Matinta Perera passa por um vilarejo, e não encontra oferendas, uma tragédia pode acontecer. Uma menina e seu gato acabam, por acaso, descobrindo os mistérios da bruxa.
Sábado às 11h; domingo às 13h

O segredo de Kells
País: Irlanda, França e Bélgica
Ano: 2009
Duração: 75 min
Recomendação etária: a partir de 8 anos
– Em um mosteiro, o mais fantástico dos livros precisa ser concluído e mostrado ao mundo. Esta misteriosa tarefa é dada a Brendan, um menino de apenas 12 anos. Para completar o lendário livro de Kells, ele conta com os ensinamentos do mestre Aidan e com a ajuda de Aisling, uma misteriosa menina-lobo. E ainda desobedece ao seu amado tio, o Abade Cellach, se perdendo na floresta encantada onde a força de uma serpente diabólica protege o incrível olho de cristal. Mas este é apenas o começo da jornada para Brendan se tornar o mais especial dos escribas.
Sábado às 13h e às 15h: domingo às 11h

As aventuras do príncipe Achmed
achmedPaís: Alemanha
Ano: 1926
Duração: 81 min
– Baseado nos contos das Mil e uma Noites, o filme começa quando um terrível feiticeiro coloca o príncipe Achmed num cavalo mágico em um voo para a morte. O príncipe passa por uma série de aventuras nas quais enfrenta ogros, monstros e espíritos malignos e se apaixona loucamente pela linda princesa Peri Banu. Todo o encanto deste filme artesanal, feito em silhuetas por Lotte Reininger em 1926, foi recuperado através dos mais modernos recursos tecnológicos. A trilha musical recebeu uma nova gravação, mantendo-se o  arranjo original de Wolfgang Zeller. Oitenta e três anos depois, As aventuras do Príncipe Achmed continua se destacando com toda a técnica e emoção que se espera de um grande filme.
Sábado às 14h30

Príncipes e princesas
Seis contos de diferentes épocas, mostrados com personagens que aparecem em forma de silhuetas, como no teatro de sombras. Dois jovens e um senhor usam sua criatividade para contar histórias. Utilizando-se de engenhocas, são capazes de pesquisar a cultura que vai ser encenada e recriar as roupas e os acessórios utilizados da época.
Domingo às 15h30

Os melhores do Prix Jeunesse 1

– Exibição de filmes que já estiveram no Prix Jeunesse Iberoamericano, versão do festival que há mais de 40 anos discute o conteúdo midiático direcionado a crianças e jovens. A Fundação Prix Jeunesse, da Alemanha, escolhe os melhores programas de televisão do mundo feitos para crianças e adolescentes. A ideia é oferecer a eles a oportunidade de conhecer o dia-a-dia de crianças e jovens de várias partes do mundo.
Sábado às 12h30
Recomendação etária: a partir de 6 anos

1 – A árvore mágica
País: Polônia
Ano: 2007
Duração: 28 min
Em algum lugar da Europa nasceu uma árvore mágica, um carvalho gigantesco. Quando ela foi cortada sua madeira foi usada para fabricar muitos objetos que ganharam os mesmos poderes mágicos. Aquele armário de cozinha foi entregue na biblioteca de escola. Agora, cada livro guardado vira um bolo delicioso e cada pedaço de bolo comido é transformado em conhecimento por quem o devora.
Jakub odeia ler, mas adora bolos…

2 – O castelo de Knofje
País: Holanda
Ano: 2002
Duração: 10 min
Quando a garotinha se veste de princesa, se sente a própria e pede ao pai para construir um castelo para ela. O pai, com muita paciência, constrói um belo castelo com colchas e almofadas e passa a tarde inteira brincando e cumprindo os desejos da princesinha.

3 – Os gulosos
País: Eslovênia,
Duração: 5 min
Aqueles pássaros são muito gulosos e esquisitos. Adoram comer e de tanto comer acabam com dor de barriga.

4 – Schaun, a ovelha – natureza morta
Shaun, a ovelhaPaís: Reino Unido
Ano: 2007
Duraço: 7 min
Quantas travessuras pode fazer uma ovelha? Muitas se o nome dela for Shaun. Suas incríveis aventuras levam o cachorro Bitzer ao desespero, mas são a diversão do resto do rebanho. Neste episódio, o fazendeiro decide pintar e criar uma obra prima. Mas quando ele vira as costas…

Os melhores do Prix Jeunesse 2

– Exibição de filmes que já estiveram no Prix Jeunesse Iberoamericano, versão do festival que há mais de 40 anos discute o conteúdo midiático direcionado a crianças e jovens. A Fundação Prix Jeunesse, da Alemanha, escolhe os melhores programas de televisão do mundo feitos para crianças e adolescentes. A idéia é oferecer a eles a oportunidade de conhecer o dia-a-dia de crianças e jovens de várias partes do mundo.
Domingo às 11h30
Recomendação etária: a partir de 6 anos

1 – Natal Tropical
Pais: Uruguai,
Ano: 2002
Duração: 24 min

Uma belíssima animação mostra os preparativos para a festa de Natal em uma vila do Caribe na época colonial. Em pleno verão tropical, como comemorar a festa sem o frio e a neve européia tão típicos da ocasião? Esse é o grande desafio lançado aos moradores da vila caribenha

2 – SCHH!!!
País: Dinamarca
Ano: 2007
Duração: 10 min
Uma viagem musical de um menino através de sua imaginação. Numa linda manhã, Louis e seu melhor amigo saem da cama para uma aventura numa grande jornada através dos mais longínquos e estranhos lugares.

3 – O menino, a favela e as tampas de panela
País: Brasil
Ano: 1995
Duração: 5 min
Um menino, na favela, percorre um grande caminho, correndo, com tampas de panela na mão. O que será que irá acontecer?

Um amor de verdade4 – Um amor de verdade
País: Alemanha
Ano: 2004
Duração: 7 min
A história de um sapinho apaixonado

Os melhores do Prix Jeunesse 3

-Exibição de filmes que já estiveram no Prix Jeunesse Iberoamericano, versão do festival que há mais de 40 anos discute o conteúdo midiático direcionado a crianças e jovens. A Fundação Prix Jeunesse, da Alemanha, escolhe os melhores programas de televisão do mundo feitos para crianças e adolescentes. A idéia é oferecer a eles a oportunidade de conhecer o dia-a-dia de crianças e jovens de várias partes do mundo.
Domingo às 16h30
Recomendação etária: a partir de 6 anos

1 – Inuk encurralado
País: Canadá
Ano: 2001
Duração: 13 min
Inuk, um garoto esquimó é desafiado a salvar uma baleia que ficou presa por um grande iceberg. Para isso ele vai precisar da ajuda de seus amigos.

Marionete2 – Marionete
País: Holanda
Ano: 2000
Duração: 5 min
A grande aventura de um pequeno homem alpinista manipulado por 4 mãos. “Marionete” enfrenta vários desafios para alcançar seu objetivo.

3 – A pergunta ou as irmãs toupeiras
Pais: Canadá
Ano: 2003
Duração: 5 min Duas toupeiras brincam e tentam descobrir sua real identidade. Elas passam o dia todo fazendo comparações entre todos os outros animais habitantes da floresta, cada um com sua especialidade.

4 – As aventuras de Freddie e Leo
País: Suécia
Ano: 2003
Duração: 23 min
Freddie e Leo são irmãos e com prazer, ajudam sua mãe a preparar um jantar especial para seu novo namorado. Porém, ao sair para buscar a sobremesa se deparam com alguns obstáculos e vivem grandes aventuras.

5 – Os grafites
País: Alemanha
Ano: 2003
Duração: 6 min
Dois grafites de rua tentam sobreviver à demolição da casa onde vivem e acabam parando nas telas de um Museu.

Panorama Teen
Sábado às 16h30

Clique para ver a relação dos filmes

Sessão Anima Mundi
Sábado às 18h30
Há 17 anos O Anima Mundi traz ao Brasil os destaques e as tendências da animação mundial.
Clique para ver a programação

Músicas Animadas
Domingo às 10h30

– Sessão de animações inspiradas em músicas. As tradicionais cantigas de roda brasileiras e as mais famosas árias de óperas clássicas apresentam uma deliciosa união da simplicidade tradicional com a riqueza melódica.
Duração total da sessão: 42 min
Recomendação etária: a partir de 4 anos

Clique para ver quais são as cantigas de roda
Veja quais são as óperas do imaginário

14x Animação (Panorama do Cinema Infantil no Brasil)
Domingo às 12h30
Veja a relação de filmes

Prêmio Brasil – Ficção
Domingo às 14h30
Clique para ver a relação de filmes

Prêmio Brasil – Animação
Domingo às 18h30
Veja a relação de filmes



Responses

  1. Achei o filme “O melhor amigo da lua” imperdível para as crianças pequenas (2 a 5 anos), aproveitem a oportunidade de ver no cinema, na sessão q assisti no final todos aplaudiram!

    Abração,

  2. concordo com a Dora, minha filha de quase 3 anos ficou hipnotizada durante o filme. Uma história doce, sensível, além de divertida, ideal para os pequenos. Só acho que a indicação de “a partir de 4 anos” foi um pouco equivocada, pois, como disse a Dora, atendia perfeitamente crianças menores… eu mesma cheguei a ficar receosa por conta da indicação.
    bjsss


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: