Publicado por: marianacarneiro | 03/11/2009

Pequeno Cidadão: um disco infantil imprescindível

Capa do disco Pequeno CidadãoUma das mais belas surpresas musicais do ano é o disco Pequeno Cidadão, de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra, que apesar de ter sido lançado há alguns meses só vim conhecer agora. Os dois se juntaram aos músicos Antonio Pinto, Taciana Barros e aos seus filhos para montar um projeto musical voltado aos pequenos. Foi assim que nasceu um álbum inteligente, divertido e muito prazeroso para filhos e pais.

Antunes (ex-integrante da banda Titãs) e Scandurra (guitarrista do Ira) compuseram 14 canções inspiradas na experiência que tiveram com os próprios filhos e também nas lembranças de sua infância. Eles batizaram o estilo das músicas de MPC – Música Psicodélica para Crianças (!), sinalizando que as canções fogem do conceito de que música infantil tem que ser simples.

Arnaldo Antunes e as crianças - Foto: DivulgaçãoO resultado é o uso de elementos sonoros ricos, ritmos bem variados e sinal aberto para experimentalismos. As faixas, que vão da bossa “Futezinho na Escola” ao rock mais pesado em “Larga a Lagartixa”, tratam de questões do universo infantil, como o momento de largar a chupeta, as delícias do leitinho e os deveres das crianças.

O disco está disponível para audição na página do Pequeno Cidadão no MySpace. No endereço também é possível conferir vídeos de bastidores, entrevistas com os músicos, algumas apresentações feitas em programas de televisão e vários vídeo- clipes com animações produzidas a partir das composições. Uma delícia de site que vale a pena conferir!

Agora é torcer e aguardar para que o show que já roda o Brasil aporte pelas bandas da Bahia…

»»»» Assista ao vídeo de animação com a deliciosa música Tchau Chupeta:



»»»» Veja apresentação dos músicos e seus filhos no programa Altas Horas, cantando Sapo Boi:

»»»» Confira o vídeo produzido durante a gravação da música Leitinho Bom, com Arnaldo Antunes e seu filho Tomé:


Responses

  1. Ah, Mari, esse disco é mesmo maravilhoso!!!
    Sabe que hoje estava numa sapataria infantil do shopping Salvador tentando escolher um sapato para minha filha e enquanto o vendedor buscava alguns no estoque eu fiquei observando o dvd que passava na tv da loja… o mais recente de uma longa série da mesma artista, e parei para pensar como todas as músicas, de todos os dvds da série, possuem exatamente o mesmo estilo, os mesmos arranjos, e pouquissima variação nas letras… não entendo nada de música, mas não precisa entender mesmo para chegar a essa conclusão. Cada dvd novo da série é apenas o último requentado, com um tema e figurino diferentes. Comentei com a funcionária que estava no caixa sobre como as músicas eram todas iguais e ela respondeu: “eu sei, e não aguento mais ouvir isso o dia todo” rsrs
    Por isso adorei o Pequeno Cidadão, por mostrar que música infantil pode sim fugir do óbvio, do pasteurizado, pode e deve ser bem elaborada e rica musicalmente. Também estou antenadíssima há um tempão sobre a possibilidade de show aqui em SSA – soube que na semana seguinte a que estivemos em Sampa eles fizeram um super show lá, mas aí é querer demais, né? rsrsrs
    bjs,
    Mi

  2. Estou aguardando esse show anciosa!!! Adoro Arnaldo Antunes e o Pequeno Cidadão é maravilhoso!!!!

    Vamos torcer que venha logo pra cá!!! Merecemos né!!!!

    bjs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: