Publicado por: marianacarneiro | 04/11/2009

Duas dicas culturais gratuitas para esta quinta-feira (5/11)

Lavagem da Biblioteca dos Barris oferece atividades lúdicas para incentivar a leitura

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) realiza nesta quinta-feira sua II Lavagem, reunindo poetas, artistas e leitores. O tema do evento é “Ler é uma viagem… A concetração para o cortejo acontece às 9h, no Campo Grande, seguindo em direção à biblioteca às 10h. A programação inclui a performance de artistas que participaram das atividades da biblioteca ao longo do ano, e a apresentação de grupos culturais, literários e lúdicos. O cortejo será animado pela cantora Márcia Short.

Na biblioteca, baianas vestidas a caráter e levando tabuleiros repletos de livros realizarão a lavagem simbólica das escadarias. Ali também haverá apresentações e performances de artistas. Na parte externa do prédio, os participantes encontrarão barracas montadas para divulgar os serviços disponíveis na instituição.

Este ano a Biblioteca dos Barris agregou novas atividades a sua programação de incentivo à leitura, como a abertura aos domingos, com o projeto “Domingos Culturais”, que promove diversas ações para adultos e crianças.

Exposição traz olhares infantis sobre as diferenças

A Livraria Saraiva do Salvador Shopping abre às 18 horas desta quinta a mostra Olhares, que reúne 70 quadros de meninos e meninas com idade de um a oito anos e evidencia a descoberta de novas sensações a partir do ato de olhar para o outro. O trabalho é coordenado pela artista plástica e psicopedagoga Maria Lúcia Argolo. Durante o vernissage, vai ser lançada a história em quadrinhos Kevin e sua Turma, da estudante Andréa Schaun, de 13 anos. A exposição fica em cartaz até 12 de novembro, com entrada grátis.

“Vivemos um período em que as pessoas não se preocupam com o outro, com as conseqüências dos seus atos, estamos num momento muito egoísta de ser. Precisamos perceber mais, respeitar as nossas diferenças. Olhar ao nosso redor proporciona grandes descobertas para as crianças e boas reflexões para os adultos”, explica Maria Lúcia Argolo, que desenvolve um trabalho que alia arte e educação à frente da Escola AMA.

Os 70 artistas mirins utilizaram técnicas como tinta guache, acrílica, aquarela, lápis de cor, carimbos, colagens sobre canson e telas, para dar vida a seres e situações inspiradas em vivências, observações e percepções transpostas para as telas, através de um mergulho na imaginação.

As artes plásticas fazem com que a criança desenvolva a capacidade de observação, amplie sua percepção e a sensibilidade para perceber as diferenças, o que é também uma forma de entender e combater a discriminação e o preconceito.

SERVIÇO

Exposição Olhares
Livraria Saraiva – Salvador Shopping (segundo piso) – Tel: 3367-0909
De 5 a 12 de novembro
Entrada: franca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: