Publicado por: marianacarneiro | 08/12/2009

Villa-Lobos e as crianças

Um dos compositores mais brilhantes da história da música brasileira pode ser também uma deliciosa descoberta para as crianças. A celebração, em 2009, dos 50 anos de morte de Heitor Villa-Lobos é um excelenete pretexto para aproximar a música erudita dos pequenos por meio das belas peças do folclore musical resgatadas pelo maestro em suas pesquisas. Isso sem falar das fantásticas composições próprias!

As chances para viver essa aventura estão em toda parte. Uma ampla programação de homenagem a Villa-Lobos tem acontecido também em Salvador.

Um desses programas imperdíveis de homenagem ao compositor acontece nesta quarta e é gratuito (uma pena o horário não ser apropriado às crianças menores): o Quinteto Villa-Lobos se apresenta na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), às 20h.

O grupo também estará lançando o CD Villa-Lobos – Um Clássico Popular, com obras populares do compositor, como Bachianas n.2 – O Trenzinho do Caipira – Toccata e Lundu da Marquesa de Santos, entre outras. O álbum estará à venda no local pelo preço promocional de R$ 20. Nas lojas, custa  R$ 25 e também pode ser adquirido no site  www.kalamata.com.br.

SERVIÇO

QUINTETO VILLA-LOBOS
Dia 9 (quarta-feira)
Sala do Coro do TCA (Campo Grande)
Horário: 20h
Entrada franca

++++++++++++++++

>>>>>>>>>> Clique para ouvir músicas executadas pelo Quinteto

>>>>>>>>>> Saiba mais sobre o trabalho do grupo no blog

++++++++++++++++

O curso de Musicalização Infantil ministrado na UFBa, para crianças de seis meses a sete anos, dedicou o semestre a Villa-Lobos. Foi um lindo trabalho, que culminou com uma sensível e emocionante apresentação das crianças no teatro.

As cantigas brasileiras de Villa-Lobos também foram o tema da apresentação de fim de ano do  Programa Cirandando Brasil/Projeto Social de arte e educação Memória da Brincadeira, tocado pela cantora Nairzinha (Associação Sons do Bem) e que educa 300 crianças e adolescentes de duas comunidades carentes de Salvador. Foi demais vê-las com seus instrumentos interpretando as composições do maestro.

A importância da contribuição musical de Villa-Lobos à formação infantil não se restringiu ao resgate de cirandas e músicas do nosso folclore. Uma outra iniciativa dele foi fundamental: traçar um plano de educação musical a ser adotado nas escolas, que acabou sensibilizando o então presidente Getúlio Vargas. Os 50 anos de morte do maestro seria um ótimo pretexto para resgatar a proposta, tornando obrigatória a educação musical nas redes pública e privada de ensino.

Enquanto esse sonho não é posto em prática, cabe a nós apresentar a boa música aos filhos!

####### Uma boa dica é comprar o CD “Villa-Lobos e os brinquedos de roda”, gravado pelo Grupo de Percussão da UFMG e o Coral Infantil da Fundação Clóvis Salgado.
####### Um DVD que vale a pena é O Aprendiz de Maestro, Episódio: Operilda na Ciranda de Villa-Lobos, da série infantil TUCCA, que apresenta um concerto didático divertido e de ótima qualidade, gravado com orquestra e coral. São 21 músicas: Bachianas Brasileiras n. 5; Que lindos olhos; Rosa Amarela; O Castelo; Garibaldi foi à Missa; Pirolito; Constância; Cai cai balão; Na Bahia tem; Bam-ba-la-lão; Na corda da viola; A canoa virou; Machadinha; A velha que tinha 9 filhas; O trenzinho caipira; Os escravos de Jó; Có có có; Anquinhas; Quando eu era pequenino; Ó limão; Ó ciranda, ó cirandinha.
####### Faça uma viagem virtual pelo Projeto Villa-Lobos e as Crianças, que desenvolve um trabalho profissionalizante e cultural (orientação musical, artística e pedagógica do universo de Heitor Villa-Lobos), administrado pelo Ministério da Cultura , com o apoio do IPHAN e do Departamento de Museus do Rio de Janeiro.

####### Visite o site do Museu Villa-Lobos, que reúne dados biográficos sobre o compositor, imagens, amostras de músicas e depoimentos.

####### Ouça a maravilhosa Trenzinho Caipira:


Responses

  1. Parabéns pela matéria!!! Grata pelas referências dos sites.
    Ah! E Angelita é mesmo especial e foi muito feliz em escolher a obra de Villa Lobos nesse semestre. Toda a equipe da musicalização infantil da UFBA também merece nossos aplausos!

  2. Ainda, reforço a indicação do DVD da série infantil TUCCA. É belíssimo e super interessante!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: