Publicado por: marianacarneiro | 03/03/2010

Dica cultural para sexta: ver orquestra juvenil no TCA

Programão para esta sexta (estarei lá com o pequeno): comemorar o Dia Nacional da Musica Clássica indo conferir o primeiro concerto da temporada da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, que começa às 20h, no Teatro Castro Alves (TCA). A apresentação vai reunir 90 musicistas e integra as ações do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. O repertório será bem variado e os ingressos terão preços populares: custam R$ 4 (inteira) e R$  2 (meia) e podem ser adquiridos com antecedência ou no momento do espetáculo, na bilheteria do TCA (tel. 3117-4899).

A programação do evento inclui três peças de cerca de 45 minutos cada, todas regidas pelo maestro Ricardo Castro, que se apresentará também como solista. Silvestre Revueltas (Sensemayá), George Gershwin (Rhapsody en Blue) e Ludwig van Beethoven (Sinfonia n° 5) fazem parte do repertório. Uma hora antes do início da apresentação, às 19h, haverá o inédito programa “Conversa com a Orquestra”, para quem quiser tirar dúvidas sobre os compositores, os arranjos e a orquestra em si.

O 5 de março foi instituído em 2009 como Dia Nacional da Música Clássica por marcar o nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos, que entre outras maravilhas tem um trabalho que reúne cantigas infantis tradicionais do folclore brasileiro. O NEOJIBA é um programa de formação de núcleos de orquestras infanto-juvenis, com o objetivo de alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. O foco é a construção ética e pedagógica da infância e da juventude por meio da instrução e da prática orquestral, capacitação em ensino musical, novas tecnologias e a reparação de instrumentos musicais.

Integrante do NEOJIBA, a oboísta Érica Smetak, de apenas 11 anos, recebeu o Prêmio Revelação na edição 2010 do Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC), escolhida entre mais de 580 instrumentistas do Brasil e outros 16 países.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: