Publicado por: marianacarneiro | 04/04/2010

Um passeio pelo Museu for the Children

Um dos nossos lugares para crianças favoritos vai completar 10 anos em 2010: o Museu For The Children, situado em Patamares. Se ainda não teve oportunidade de ir, recomendo muito passar uma manhã de sábado lá! O lugar é fantástico e proporciona aos pequenos experiências criativas e imaginativas que eles não vão ter em nenhum outro canto da cidade. Aliás, locais nestes moldes não se veem facilmente pelo Brasil afora.

A casa é bem segura, acolhedora e tem diversos ambientes, todos pensados para atrair a curiosidade e entreter a meninada com atividades lúdicas, culturais e de amplo aprendizado. O museu é, sobretudo, um lugar de exploração e muitas descobertas. E tem um clima tão tranquilo que há pais que ficam sentados no jardim batendo papo, enquanto os filhos saem fuçando tudo!

Para saber mais, leia post que escrevi há um ano sobre o museu. O objetivo deste novo relato é mostrar, com imagens, o que se vai encontrar por lá. Fomos ao For the Children sábado passado, para participar das atividades de Páscoa (o lugar tem um calendário com várias festividades, que vou divulgar com mais regularidade aqui). Foi uma manhã deliciosa, diferenciada, divertida e inesquecível.  Veja por si mesmo!

Com a ajuda de Susan Murray, a idealizadora do museu, crianças escolhem as cores com que desejam tinturar as cascas dos ovos cozidos. Depois usam um pegador próprio para colocar o ovo no copo e em seguida deixam secar, antes de levar para casa. Fizemos uma bela salada com os nossos!

Na parte externa da casa, muita coisa para fazer: 1 - escalar teia de aranha; 2 - andar se equilibrando em cima de roldanas gigantes; 3 - Fazer bolhas de sabão de todos os tipos e tamanhos (ao fundo há balanços e colchão dágua para descanso); e 4 - Hora do lanche: na Páscoa o cardápio foi pipoca, biscoitos em forma de coelhinhos e suco de uva.

Do lado de dentro, atrações como sala de leitura e contação de histórias (1 e 2); e feirinha com direito a estandes, cestos, balanças e caixas registradoras antigas e de verdade (3); a lista de produtos disponíveis na feira é ótima para o aprendizado infantil: há todo tipo de frutas e legumes, além de pizzas, cachorros quentes, queijos e outros tipos de lanche. Quem "compra" paga com dinheiro de mentirinha e os pequenos se sentem os próprios fazendo toda a transação!

Estimular o contato com a ciência e seus fenômenos é uma das propostas do museu. Há vários mecanismos nas paredes e balcões a serem explorados (1 e 3), fósseis de animais (2) e salas para fazer bolhas de sabão (4) - na foto, menina sopra parede feita de bolha!

O museu tem também um viveiro de jabutis (1) e vários tipos de brinquedos educativos (2, 3 e 4)

SERVIÇO

Museu For The Children

Rua do Mangalô, 154 – Colina A -, Patamares (próximo ao colégio Anglo Brasileiro)
Tel.3367-0790
Ingresso: R$ 25 por criança (com direito a um acompanhante) ou R$ 15 + doação (brinquedo, roupa, livro ou alimento)
Horários: terça a sexta, das 9h às 15h (escolas e grupos); sábado, das 9h às 12h (público em geral).

Leve o mapa com você para não se perder!

Anúncios

Responses

  1. Muitooo legal. Não sabia desse lugar. Vou com certeza. Obrigada.

  2. Não conheço ainda, achei muito legal,mas gostaria de saber a partir de qual idade pode entrar? Minha filha tem 3 anos,dá para particpar das atividades ou só crianças maiores??? Bjosss

  3. Adorei esta dica. Irei conferir!!

  4. Obrigado pela dica. Um dos melhores locais que levei minhas filhas nos últimos tempos. O trabalho de Susan é maravilhoso. As fotos que fiz ficaram muito legais e mostram bem como é o local. http://picasaweb.google.com/necaboullosa

  5. Muito legal a dica! A escolinha de minha filha promoveu um passeio para esse museu no ano passado; não o conhecia, não fiquei segura para deixá-la ir, pois ela tinha apenas 1 ano e meio… Mas, conhecendo um pouquinho desse trabalho, com certeza já agendei o programa do próximo sábado (se não chover, rsrsr)…

  6. Oi Mariana ! Já tinha ouvido falar do Museu. Minha dúvida é que minha filha tem 2 anos e não sei se tem atividades para a faixa etária dela. Você sabe informar?
    Obrigada !

  7. Pena que não abre domingo. Próxima semana será visita obrigatória! Um abraço, Gustavo Mustafa

  8. Oi, Ramana, as crianças a partir de 3 anos aproveitam mais o Museu For The Children, mas vejo sempre menores que essa idade por lá. No mínimo sua filhota vai aproveitar a área verde, os balanços e alguns brinquedos de montar, fora as bolhas de sabão. Se eu fosse vc, faria um teste! Meu filho foi pela primeira vez com a idade de sua pequena e curtiu muito. Abraços!

  9. Gustavo, o Museu tentou abrir aos domingos e feriados, mas o público não compareceu… Daí ficou só o sábado. Vamos fazer um movimento e se a frequência valer a pena, eles podem pensar na possibilidade! Abraços!

  10. Mari, o museu é maravilhoso, mesmo! Peu – tem 3 anos – se divertiu mmuuiitttooo e eu, também.

    Olha, só você para nos dar dicas tão “pitorescas”, criativas e de um lazer agradabilíssimo!

    Beijossss.

  11. olá parabens pelo site adorei. Qual o valor?

  12. Mariana,
    Sua dica foi muito valiosa, estava a uma semana do aniversário de meu filho (2 anos) e não queria festa no play. Daí, busquei uma alternativa no seu blog e achei o museu. Rapidamente me encantei pelo lugar e acertei tudo com a Susan, que foi super solícita. Fomos numa turma de 17 crianças e foi tudo maravilhoso. Essa, sem dúvida, é uma excelente opção de lazer para crianças e pais de Salvador, valeu mesmo!

    A única coisa que precisa ser melhorada é o acesso para cadeirantes, pois a entrada é por uma escada. A boa notícia é que o Museu vai virar uma ONG, o que facilitará a captação de recursos para melhoras no local. Susan está atenta para essa necessidade.

    Abraço. Lorena

  13. Mari, descobri esse museu aqui e fui nesse final de semana. Assim que vi vc falando já quis muito ir e finalmente fui, rs.
    ME APAIXONEI. Quem ainda não foi, VÁ!
    O museu é simples, mas completamente apaixonante. Meu filho ficou muitooooo feliz! Vou voltar mais vezes com certeza.
    Quem tem orkut, aqui umas fotos da nossa ida.
    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=17994924943136706184&aid=1273423498
    Beijossssssssssss e muito obrigada por mais essa dica.

  14. Boa noite, a.dorei saberda existência deste local. Sou professora da Rede Municipal de Ensino no segmento Educação Infantil e fiquei muito interessada em visitaro localcom as crianças pois estamos trabalhando com a construção de brinquedos e resgate das brincadeiras. Somos do subúrbio ferroviário e gostaria de saber como podemos fazer uma visita. Obrigado

  15. Maria Auxiliadora, ligue para o museu, 33670790, queremos muito a visita das suas crianças. Susan

  16. […] dos atrativos fixos do museu (veja aqui), a colônia terá brincadeiras com água, pintura de parede, oficina de artes, dia do inglês e […]

  17. As fotos demonstra o espaço em tempo real,
    Levei minha filha de 02 anos e 7 meses….. ela adorou. só sentir falta de brinquedos para idade dela como escorregadeira. balanço , pula-pula, cavalinho. Nao sei como funciona direito com relaçao a ajuda e patrocinio… caso alguem deseje doar….. vamos … nessa pq o espaço é muito interessante….. enfim vou retornar para maiores detalhes.

  18. Olá, ainda não conheço o Museu da Criança, mas já estou amando só em ouvir comentários de terceiros.

  19. […] – Qual o programa que você mais faz com seu filho? MC – Um dos que mais gostamos é frequentar o Museu For The Children. A casa foi transformada em um museu interativo e de estímulo a descobertas e à brincadeira. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: