Publicado por: marianacarneiro | 22/04/2010

Peraltices mirins de fim de semana

Donos da Terra no Teatro Isba


O maravilhoso espetáculo Donos da Terra, encenado por cerca de 50 crianças do PIM (Projeto de Iniciação Musical) de Fazenda Coutos III, ganhou o Prêmio Braskem nas categorias Melhor Espetáculo Infantil e Melhor Diretor (João Gonzaga). Para comemorar, o grupo realiza nova temporada de apresentações, a partir deste sábado, no Teatro Isba. As sessões acontecem sábado e domingo (24 e 25) e também nos dias 1, 2, 9, 15 e 16 de maio, sempre às 16h.

Donos da Terra é um espetáculo raro, mágico e inesquecível. Já elogiei e recomendei aqui outras vezes, mas não vou cansar de repetir, porque é imperdível mesmo. Faz a gente se emocionar e refletir sobre vontade de fazer, força para superar dificuldades e a existência de comprometimento com a cultura mesmo em lugares onde a maioria acha que isso não existe.As crianças do PIM cantam, dançam, tocam, declamam e interpretam uma bela viagem pelo Brasil. Além da música ao vivo e da força da voz de João Gonzaga, que interpreta todas as canções, outro aspecto que impressiona é o figurino, feito por costureiras da própria comunidade.

Extraio do material de divulgação um parágrafo que resume o que é a montagem:

Donos da Terra comove a plateia pela riqueza de detalhes que apresenta e também por colocar no palco brincadeiras e arquétipos da cultura brasileira que, aos poucos, estão se perdendo. Imagine a brincadeira do trança-fitas, o samba de roda, o bumba meu boi, o carnaval, a procissão, a ciranda e outras expressões. O espetáculo é mesmo contagiante e todas as idades se emocionam com ele.
Outro fator que cativa a todos que assistem é o profissionalismo e talento das crianças que são donas do palco. Ensaiadíssimas, elas transmitem a espontaneidade das brincadeiras com gestos estudados mas não restringidos. Elas exploram o palco em todas as suas dimensões sem demonstrarem preocupação em manter o ritmo e as coreografias porque elas estão totalmente integradas à cena.Será interessante saber o que representa para essas crianças e famílias delas o que representa estar no palco defendendo a cultura brasileira e ao mesmo tempo viver num bairro de pessoas pobres e frequentemente discriminadas, socialmente”.

E aí, vai deixar seu pequeno de fora dessa experiência?

Donos da Terra

24, 25 de abril e 1,2,9,15 e 16 de maio
Horário: 16h
Teatro do Isba – Ondina – 4009-3689
Ingressos: trocados na hora do espetáculo por livro ou agasalho infantis.

*****************

Cinema: duas estreias

Finalmente, Alice no País das Maravilhas!

O esperado filme dirigido por Tim Burton estreia em Salvador nesta sexta (23), nas versões tradicional e 3D e na maioria das salas com cópias dubladas. Essa Alice está com 19 anos e volta ao País das Maravilhas ao fugir de um casamento arranjado. No mundo mágico e estranho criado originalmente por Lewis Carroll, ela reencontra o Chapeleiro Maluco, a Rainha Branca e a Rainha Vermelha. No elenco, Mia Wasikowska, Johnny Depp, Michael Sheen, Anne Hathaway e Helena Bonham Carter. Classificação etária: 10 anos.

Lissi no Reino dos Birutas

Uma animação alemã elogiada sobretudo pelo bom humor e que também chega às telonas baianas neste fim de semana é Lissi no Reino dos Birutas. A história: a imperatriz Lissi e seu marido Franz são o casal ideal num mundo maravilhoso, onde tudo é perfeito. Há dinheiro, festas e até bombons de chocolate para jogar golfe. Até que nuvens escuras se formam no alto das montanhas e o Abominável Homem das Neves faz um pacto para se salvar: ele deverá raptar a Princesa Lissi. Classificação etária: Livre.

»»»»» Clique para conferir salas e horários destes e de outros filmes infantis em cartaz

*****************

Boa música na Caixa Cultural

O flautista Mário Seve e o saxofonista David Ganc homenageiam o aniversário do genial Pixinguinha com o show Choros e Duetos – Pixinguinha e Benedito Lacerda, de sexta a domingo, às 20h, na Caixa Cultural Salvador (Av. Carlos Gomes, 57, Centro). A apresentação funciona como uma roda de choro e tem acompanhamento de violão, cavaquinho e pandeiro. O ingresso é trocado no local por um quilo de alimento não perecível.

*****************

Veja mais dicas para o fim de semana em post que fiz para o feriado de Tiradentes, rolando a tela mais para baixo ou clicando aqui.

*****************

PARECEM INFANTIS, MAS NÃO SÃO

Há três espetáculos em cartaz na cidade que têm cara de criança, mas na verdade são direcionados a jovens e adultos. Portanto, não leve pequeninos para ver:

III Mostra de Circo da Bahia, no picadeiro do Circo Picolino, em Pituaçu, sábado e domingo, 20h. É para maiores de 16 anos.

Avenida Q (teatro de bonecos) no Teatro Castro Alves (TCA), de sexta a domingo. É para adultos.

– Animação Mary & Max (cinema). É para maiores de 16 anos.


Responses

  1. Oi Mari!!! Nunca mais tive tempo de fazer um comentário..Sou suspeita para falar dos “Donos da Terra”!! Mais quem puder não deixe de ir é maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!bjs

  2. Oi? Queria te dizer que adoro ver as novidades que coloca, tenho uma filha de 6 anos e estou consultando-a frequentemente sobre as opções de diversão, muito obrigada!

  3. Oi, vc ouviu falar do espetáculo infantil avenida Q (não tenho certeza se o nome é esse) que está em cartaz no Teatro Castro Alves? Vi rapidamente a propaganda num intervalo do BA TV hj, mas não consegui pegar muito bem os detalhes, se vc tiver ouvido falar pode postar alguma coisa pra gente??? Adoro seu espaço e já divulguei pra um monte de gente… Valeu!!!

  4. Acabei de chegar do espetáculo DONOS DA TERRA, e posso dizer que é simplesmente o melhor espetáculo infanto-juvenil que já tive a oportunidade de ir.
    Minhas filhas amaram, minha mulher se emocionou e eu fiquei feito um bobo vendo aquilo tudo. As crianças são maravilhas, e a iniciativa incrível. Parabéns a João Gonzaga, Elísio Lopes, GDK e todos os envolvidos.

  5. Neca:
    Vc descreveu como eu , meu marido e filha ficamos em todas as duas vezes que assistimos!! E quando falei agora que eles voltaram a se apresentar ela disse: mãe quero ir de novo, vamos!!!!
    abs

  6. Que bom, Rose, seja bem-vinda! Bjs em sua filha!

  7. Manuela, já fiz um alerta aqui: Avenida Q não é espetáculo infantil!

  8. Pois é, Neca, viu que não estava exagerando? Donos da Terra é lindo demais, além da conta! Quem bom q vcs foram. Abrs!

  9. Olá, Mariana.

    Primeiro queremos parabenizar e agradecer pelo blog; ele é uma referência pra nós, que o consultamos toda semana pra nos ajudar na escolha do que fazer com nossos dois pequenos.

    Por isso mesmo fomos com expectativas altas hoje ao “Donos da Terra”. Mas sentimos discordar dos elogios gerais aqui feitos, pelas seguintes razões.

    Primeiro, o volume demasiadamente alto já foi um motivo pra não conseguirmos assistir ao espetáculo inteiro. A má qualidade do som (equipamento e técnica) contribuiu também pra que tivéssemos saído no meio do espetáculo. O som era alto e distorcido o tempo todo. Isso pra nós sobrepujou o que o espetáculo tem de bom – que não é pouca coisa.

    As crianças da percussão e o cantor são muito talentosos; o figurino dos percussionistas é muito bonito. Mas a despeito da riqueza rítmica, há muitos problemas musicais; logo na primeira música (hino nacional) há erros flagrantes na melodia, e problemas de afinação em vários momentos.

    O espetáculo carece (até onde vimos) de momentos musicais mais suaves e sutis, delineando curvas dinâmicas – tudo é muito forte o tempo inteiro.

    A dimensão social merece louvor, o os elementos culturais, todos sabemos, são muito ricos. Mas achamos, que, por isso mesmo, o espetáculo mereceria um refinamento sonoro/musical maior.

    Não nos parece que, somente por serem crianças da periferia, esse refinamento seja um ideal tão distante; afinal é frequente na Bahia, mesmo em se tratando de artistas mais “profissionais”, que as coisas sejam meio “gritadas” e o volume geral alto demais.

    Abraços!

  10. Prezado Sr. Pedro e Sra. Tina.
    Gostaria de nos desculpar sobre o ocorrido. os senhores tem razão, estávamos realmente com problemas no som e infelizmente não tivemos tempo de consertá-lo. Em tempo, informo que estamos trabalhando para melhorá-lo e agradeco muito pela sua contribuição. Fique com Deus!
    Ferreira
    Idealizador do Projeto PIM

  11. Acho que como estava nas primeiras filas, não percebi isso os problemas técnicos, e funcionou tudo muito bem. Quanto a riqueza rítmica, acho que para ouvidos mais bem treinados, com certeza tem muita sempre deve ter muita coisa a melhorar, mas emocionou a mim e toda minha família, e pelo que vi, o sentimento foi praticamente geral.

  12. Ferreira, muito obrigado pela resposta e pela atenção. Saber que realmente houve um problema é confortador, pois infelizmente aqui na cidade é raro um espetáculo com som bom e volume adequado – e isso é especialmente delicado quando a platéia é de crianças.

    Parabéns pelo projeto e pelo espetáculo!

  13. Olá, Mari.
    Fomos este final de semana assistir à Alice no País das Maravilhas. Minha filha estava na expectativa para ver este filme e me pedindo muito.Estava receiosa pois a censura é de 10 anos e minha filha tem apenas 5 anos.
    O filme é maravilhoso, Rafaela compreendeu bem o filme e não se assustou com nada, pelo contrário “amou”. Agora ela está dizendo que este será o tema do aniversário dela. Beijo!

  14. Esqueçi de contar!!! O show de chorinho na Caixa domingo passado foi maravilhoso!!!!!!!!!!!!!! Nós amamos!!! Malu estava empolgadíssima!! e eu tb!!rsrsrs

  15. Milena, vejo que vc é das minhas: topa tudo e sai no lucro! Beijão!

  16. Oi, Mariana!

    Infelizmente os ingressos para Os Donos da Terra já estão esgotados. Liguei pro Teatro do ISBA ontem (13/05) e recebi a informação. Agora é torcer pra que continue em cartaz, ainda que em outra casa.

    Recomendo a animação para adultos Mary & Maxi. Mexe com nossa sensibilidade.
    Beijos!

  17. OPS! É Mary & Max.
    Bjs!

  18. OPS! É Mary & Max.
    Bjs!

  19. Obrigada pela informação, Flaviana!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: