Publicado por: marianacarneiro | 08/06/2010

Um passeio pelo Museu de Ciência & Tecnologia

Aproveitei o período de férias e levei filho e sobrinha ao Museu de Ciência & Tecnologia, na Boca do Rio. Como ele só abre de segunda a sexta-feira, em dias de trabalho é impossível conseguir ir lá.

As crianças se esbaldaram na descoberta dos artefatos montados no amplo galpão para explicar princípios da mecânica, acústica, do corpo humano e de outras curiosidades científicas. Também curtiram o trem, o avião, o carro de boi e o relógio solar da parte externa. Pelos olhos delas, tudo perfeito. Pelos dos dois adultos que as acompanharam, vários problemas.

Começa pela falta de acompanhamento da visita. O acesso, gratuito, é feito sem nenhum tipo de controle. Ao que parece, a disponibilidade de monitores se dá só no agendamento de grupos. Quem vai como visita avulsa tem que passear pelo salão lendo plaquinhas que dizem apenas o nome da atração, sem explicar mais nada. Ou seja, fica por conta do conhecimento e muitas vezes da imaginação de cada um descobrir como cada coisa funciona e o que tenciona demonstrar. Chato, pois a meninada aprenderia muito mais se o passeio fosse monitorado.

O museu foi reinaugurado com festa no ano passado, após ampla reforma. Mesmo tendo passado por obras tão recentes, várias partes de sua infraestrutura encontram-se comprometidas (a exemplo da rampa de acesso à locomotiva, que está toda rachada, e do próprio trem, que sofre com a ação da ferrugem) e um tanto de equipamentos está guardado pelos cantos ou em salas fechadas, sem funcionar. No dia em que fomos, por exemplo, a peça que demonstra o funcionamento de um vulcão estava desativada.

Torçamos e reivindiquemos um olhar mais atento do Estado sobre aquele lugar, que fez a felicidade e o orgulho de tantos da geração anos 70/80 (eu entre eles). Após tanta espera pelo retorno do museu, não é possível que a proposta dele se perca no meio do caminho…

»»»»» Conheça o acervo do museu clicando aqui.

»»»»» Leia o que escrevi há um ano sobre o Museu de Ciência & Tecnologia e veja outras fotos.


Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia
Av. Jorge Amado, s/n, Boca do Rio
Tel. 3231-9368
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h.
Entrada: grátis

OBS: o lugar dispõe de lanchonete que vende bebidas, pipoca e doces.


Responses

  1. Olá, acessar seu Blog faz parte da minha rotina..Obrigada!!!! A infância da minha filha com certeza esta MUITO melhor depois das suas dicas…
    Conheci o museu da criança neste feriado Estou encantada.
    Assim que puder vou no de Tecnologia e Ciência

  2. Cara Mariana, não somente para as crianças, mas para nós mesmos cidadãos que “ainda” apreciamos e curtimos nossa cidade e recebemos amigos visitantes. O museu de ciencia e tecnologia deixa a deseja, praças inauguradas com restos de entulhos de obras, a praça do Campo Grande que está uma sujeira só, inúmeras praças sem policiamento, quiosques ou banheiros públicos dignos, as praias imundas. Vou e frequento a tudo por meu filho Caio que como criança e aos olhos dele, tudo está “LEGAL”.
    Precisamos sim com tudo isto, frequentar e reclamar e fazer chegar aos órgãos competentes exigindo melhorias e o crescente cuidado com nossa cidade.

  3. Que bom você ter voltado ao Museu de C&T da Bahia após um ano para saber o que poderia ter mudado. No blog que ex-funcionários do Museu mantêm, o http://www.amigosdomuseu.wordpress.com, são apontadas outras críticas. Vamos divulgar? O Museu corre muitos riscos! Obrigado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: