Publicado por: marianacarneiro | 06/07/2010

Pelo resgate das brincadeiras infantis

Recebi de Eliseu de Oliveira um link para baixar o seu Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas. O material, oferecido em arquivo Word, reúne 150 dicas de brincadeiras ao ar livre, 150 brincadeiras em locais fechados para educação e diversão, 200 atividades recreativas e tarefas de gincana e ainda 374 dinâmicas de vários tipos. Sensacional!!!

O almanaque está disponível para download gratuito, e o objetivo, segundo o autor, é resgatar e incentivar as brincadeiras entre as crianças e também os adultos que se permitirem voltar a ser crianças.  Eliseu observa – e tem toda razão nisso – que a principal forma de lazer está sendo usurpada das crianças nas grandes cidades: o brincar ao ar livre. Ele me pergunta se ainda existem locais em Salvador onde crianças podem brincar livremente, sem medo de atropelamentos e violência. Respondo: são cada vez mais raros, mas existem alguns refúgios desse tipo! E cabe a nós, pais, sair em busca deles…

A Eliseu, nosso agradecimento por tão bela contribuição. Que ela nos estimule no resgate e incentivo ao ato de brincar!

Anúncios

Responses

  1. Olá Mariana!!! Ainda não consegui baixar o arquivo…tô curiosa!!! Obrigada a vc e a Eliseu!! precisamos divulgar mesmo!!

    Bom, hoje terminamos mais um ateliê de férias e queria te agradecer pela contribuição do pequenópolis…muitas pessoas que ligaram interessadas viram aqui!!! maravilha!!!

    Tivemos um grupo bom!! E os resultados interessantíssimos!! Dê uma olhadinha no nosso blog!!
    bjs e obrigada!!!

  2. Oi Mariana!!

    Também não conseguir baixar o arquivo. Você pode me ajudar?!

  3. Eu consegui baixar. Clica no link, depois vai até o final da página onde tem escrito, clique aqui para baixar. Ai vc clica no link azul. Espera uns segundos (vai ter a contagem regressiva lá) e vai aparecer Download now. Ai vc clica e salva no seu pc. Está zipado, ai só tirar.
    Beijosss

  4. Mariana e Eliseu. Parabéns mais uma vez por tão importante iniciativa. Sou um árduo defensor de crianças brincar ao ar livre. Temos uma enorme extensão de praia (agora sem barracas e cadeiras), temos inúmeras praças, parques e áreas de jardins na cidade que se frequentamos em horáriso diurnos não tem perigo. Vou baixar agora o link para conhecer o catálogo que Eliseu montou.

    Abraços a todos.

  5. Mariana, Eliseu e demais:

    Obrigada pela dica. Já baixei. Para quem não conseguiu, segue um link alternativo:
    http://www.profala.com/almanaquedebrincadeiras.pdf.

    Sugestões de espaço ao ar livre em Salvador ( embora eu seja nova na cidade, vou me meter a dar uns palpites):

    a) Pça. Ana Lucia Magalhaes – fim de linha da Pituba
    b) Parque da Cidade – indo cedo não tem problemas. Fizemos um piquenique, eu, minha filha e 02 amiguinhos e foi super legal…começamos às 14:00 e por volta das 16:30, saímos. É um espaço mto. legal.
    c) Zoologico de Salvador: da para criançada correr e é tão bonito;
    d) tem uma praça na orla da Pituba, que não sei o nome ( porque não sou de Salvador e as vezes os nomes me falham), mas é uma Praça que no Natal tinha uma arvore super legal e sempre tem shows por lá.É bem na orla. Tbém aproveitamos o dia por lá.
    e) Casa Rodin – na Graça: tem um jardim sensacional e ate janeiro de 2011 algumas obras de Rodin estarão em exposição na casa ( as crianças amam O Beijo).

    Bom, as cidades ( todas e, acho que em todas as partes do mundo. Me pergunto sempre: como deve ser brincar em Londres?? *rs*) não são os lugares mais adequados para as crianças, pois os espaços vão se encurtando, mas a gente vai dando um jeitinho e pondo a cuca para funcionar.

    Outra sugestão legal para se proteger da violencia é juntar sempre um grupo de pais. Pode ser uma alternativa.

    Uma bjoca a todos e todas e bom fim de semana com a garotada de vcs.

  6. Obrigada pela ajuda, Roberta! O que seria de mim sem vocês…

  7. Cacau, sua lista de espaços ao ar livre preferidos está muito próxima da minha! Vou muito a todos os lugares que mencionou, exceção à Praça do Clube Português, na Pituba, que frequentei (e recomendei aqui) logo quando inaugurou mas que das últimas vezes achei insegura. Amo (e meu filho tb) o Palacete das Artes Rodin Bahia. Mas na minha lista tem tb um lugar imperdível que vc não citou: o Museu For The Children. Ah, e as praias, é claro! Beijos e obrigada pela participação!

  8. Você tem sugestão de livros para oficina de resgate de brinquedos.
    Grata
    Regina

  9. Mariana, muitíssimo obrigado por divulgar o meu material. É de uma nobreza linda. Que Deus te abençoe e que te dê um 2011 fabuloso. E que nesse ano que se aproxima possamos unir mais esforços em prol da felicidade de nossas crianças. Obrigado a todos!

    ELISEU DE OLIVEIRA
    Criador dos Almanaques


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: