Publicado por: marianacarneiro | 05/11/2010

Sugestões para animar o fim de semana com a gurizada

Navio-Escola aberto à visitação neste fim de semana

O Navio-Escola à vela Gorch Fock, pertencente à Marinha Alemã, está ancorado no Porto de Salvador desde o início da semana e neste sábado e domingo será aberto à visitação pública, das 15h às 17h. O acesso é gratuito.

O Gorch Fock foi lançado em 1956 e em 1958 entrou em serviço como Navio-Escola da Marinha Alemã. Até hoje desempenha essa função, tendo passado por várias modernizações. Dos navios do tipo, ele é o que está equipado com o motor mais potente, que lhe permite atingir uma velocidade de quase 14 nós apenas com os motores, embora a velocidade máxima nestes navios seja atingida com as velas.

A embarcação participa de regatas internacionais representando a Alemanha e tem tripulação composta por 14 oficiais, 44 praças, 145 aspirantes e um civil.

Música no Parque tem Orkestra Rumpilezz

Que tal juntar um passeio no parque com boa música? No próximo domingo (7) o projeto Música no Parque terá como atração a Orkestra Rumpilezz, no Anfiteatro Dorival Caymmi (Parque da Cidade), às 11h. A entrada é franca.

Criação do maestro, compositor, arranjador e saxofonista Letieres Leite, a Orkestra Rumpilezz tem suas composições e arranjos concebidos a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano. O grupo bebe na fonte de grandes agremiações como o Ilê Aiyê e o Olodum, além dos sambas do Recôncavo Baiano e de uma influência jazzística em formato de Big Band.

Exposição celebra 40 anos de carreira de César Romero

O artista plástico César Romero comemora 40 anos de carreira com a exposição BRamante, uma alusão ao amor pelo Brasil, à essência do seu povo e às raízes culturais. A mostra, gratuita, está em cartaz no Palacete das Artes Rodin Bahia (bairro da Graça) e é ótima oportunidade para apresentar o artista à criançada. Aproveite para passear pelo lugar – que é super agradável – e curtir o café.

Romero expõe 40 telas em óleo de grandes dimensões, dez totens, 60 pequenos recortes de símbolos de estrutura escultórica e duas portas de madeira, onde usa sua iconografia em 32 símbolos vazados bem sutis, homenageando a célebre Porta do Inferno, de Auguste Rodin. BRamante fica em cartaz até 5 de dezembro.

Caixa Cultural apresenta grande mostra de artes visuais

Outra exposição que merece ser vista pelo público mirim é a Galeria CAIXA Brasil, mostra de artes visuais comemorativa dos 150 anos da Caixa. São 600 obras em exposição em 27 capitais brasileiras, entre pinturas, gravuras, fotografias, serigrafias e desenhos. Cada capital recebe uma seleção de trabalhos de artistas consagrados como Di Cavalcanti, Aldemir Martins, Djanira, Portinari, Glauco Rodrigues, Antônio Poteiro, Abelardo Zaluar, Tomie Ohtake, Francisco Rebolo, Cícero Dias, Newton Cavalcanti, Rui Faquini e outros que compõem o acervo artístico da CAIXA.

As obras poderão ser vistas entre os dias 6 e 28 de novembro, com entrada gratuita. Os visitantes poderão votar em três obras que mais gostarem e elas irão compor cinco novas exposições que serão realizadas nas unidades da CAIXA Cultural, a partir de 12 janeiro.

SERVIÇO

Caixa Cultural Salvador
Rua Carlos Gomes, nº 57 – Centro, Telefone: 3241 4200
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h

O Circo de Um Homem Só no Sesc Pelourinho

A partir deste sábado e em todos os sábados de novembro, o espetáculo circense de rua O Circo de Um Homem Só fará apresentações gratuitas na Arena Teatro SESC-SENAC Pelourinho. O espetáculo do grupo teatral Viapalco é composto por cenas autorais executadas pelo palhaço Tiziu (João Lima), que decide realizar sozinho um espetáculo de circo completo. Ele mesmo arma o circo e faz o apresentador, o mágico, o malabarista e a bandinha. As apresentações serão sempre às 17h, com duração de uma hora.

Feira da Fraternidade tem diversões variadas

A 29ª edição da tradicional Feira da Fraternidade da Paróquia Nossa Senhora da Vitória acontece de sexta a domingo, no Barracão da Graça (Rua da Graça, próximo ao Largo da Vitória). Na programação, barracas de gastronomia nacional e internacional, mostra de artesanato, parque e jogos infantis, brechó, barraca da sorte e Tenda das Artes, que vai expor obras de artistas plásticos, exibirá vídeos e promoverá oficinas artísticas.

A feira traz ainda apresentações de danças, corais e conjuntos musicais. Para as crianças há a Barraca das Guloseimas, gerenciada por crianças entre 5 e 12 anos. Na Barraca dos Estados Unidos haverá um espaço dedicado ao público infantil, com dois animadores cedidos pela McDonald’s.

Toda a renda da feira é revertida para obras sociais nas áreas de educação, saúde e asistência geral.  Os ingressos custam R$ 3.
Funcionamento: sexta das 19h às 23h e sábado e domingo das 10h às 23h.

Teatro de bonecos é para jovens e adultos

A Caixa Cultural Salvador tem uma bela atração neste fim de semana, mas faço aqui o alerta: é voltada a jovens e adultos, não a crianças!

Trata-se da temporada do argentino Sergio Mercúrio e seu teatro de bonecos (títeres), que após passar por várias cidades estará em Salvador nos dois próximos fins de semana (6, 7 e 8/11 e 12, 13 e 14/11). As apresentações compõem uma trilogia, com os espetáculos El Titiritero de Banfield, En Camino e De Banfield a México. Será realizada uma apresentação por dia, sendo todas gratuitas.

Sergio Mercúrio, mais conhecido como El Titiritero de Banfield, é natural da cidade de Banfield, na Argentina. Mestre na arte da manipulação de bonecos, com textos altamente inteligentes, poéticos e com humor, Mercúrio viaja com seus bonecos encantando as mais diversas plateias. As apresentações acontecem sempre às 20h, na Caixa Cultural (Av. Carlos Gomes, 57, Centro). Ingressos trocados por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h do dia do espetáculo.


Responses

  1. uau… fiquei impressionada com a quantidade de descobertas para o final de semana. Muito bom mesmo!!! Que maravilha o seu trabalho. Obrigada!

  2. Menina! Descobri seu blog hoje e adorei, agora fico sabendo das programações para levar o meu pequeno. Os pais agradecem seu maravilhoso trabalho. Bjos.

  3. Querida, o seu blog é sensacional!
    Eu, mãe ansiosa por programas legais para meu pequeno fico muito feliz e agradecida à você pelo tempo que disponibiliza para este fim.
    Deus te abençoe! Bjs!

  4. Mariana,
    Tem ceretza que a visitação do Navio será sexta e sábado, e não sábado e domingo. Vi uma reportagem no BA TV sobre o navio alemão, onde informaram que a visitação seria sáb e dom (15 as 17h).
    Adoro seu blog!

  5. Oi, Patrícia! Pois é, a divulgação do navio anunciou inicialmente sexta e sábado, mas depois vi material falando em sábado e domingo. Já corrigi no post, obrigada pelo alerta!

  6. Marina, adoro seu site e sem dúvida suas dicas enriquecem o nosso fim de semana, e estimula o desenvolvimento da minha filhinha. Pois você trás sempre coisas muito legais e cheias de conteúdos. Eu e meu esposo não decidimos nosso fim de semana sem antes dar uma passadinha aqui. Beijos e obrigada!!!

  7. Esse bolg é mesmo uma excelente idéia! Tenho dois filhos e consulto sempre. Além disso, indico sempre para os amigos que tem filhos. Mas, o que gostaria de saber agora é se vc tem informação sobre escolas de música para crianças. Sei que foge ao foco do blog, mas como não tenho referências nesse sentido, resolvi perguntar!

  8. Parabéns! Muito bom seu blog, sempre atualizado e com excelentes dicas. Nota-se que é feito com muito carinho.
    Vou divulgar pra meus amigos, beijos e
    Obrigada!

  9. Mariana, segue uma dica: Peça Infantil : A Mala Misteriosa
    Local: Teatro Raul Seixas / Av. Sete de Setembro, 1001 Mercês (SINDICATO DOS BANCÁRIOS)
    Data:06,13,20 e 27 de Novembro/2010 às 16h
    Ingresso Único: R$5,00.
    OBS: Peguei o panfleto no balcão de Gil Santana, no Domingo, maiores informações:
    3329-2333/7169.
    Abçs!

  10. Oi Mariana, adoro o su blog, ele me auxilia onde levar meus pequenos de 5 e 7 anos (energia pura). Obrigada por seu maravilhoso trabalho.

  11. adorei a programação!
    Mas tô buscando a programação da Biblioteca Monteiro Lobarto. Manda pra gente, pois lá é muito bom e minha filha de 4 anos, Emily, é fã desse lugar!

  12. Valeu, Aline!!Bjs p vcs!

  13. Oi, Milton,
    Uma dica é o curso de Musicalização Infantil da UFBa, é um curso de extensão para crianças a partir dos seis meses de idade. As aulas acontecem na Escola de Música, no Canela. É um curso excelente, meu filho faz. A dificuldade é conseguir vaga, em geral há fila de espera. As matrículas para alunos novos acontecem de 3 a 21 de janeiro de 2011. Vc pode ter mais informações no tel 3283-7885. O mesmo grupo de professores dá tb aulas na escola Dorilândia (Ondina), aberto a quem não é aluno. Abrs.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: