Publicado por: marianacarneiro | 20/01/2011

Novidades infantis no front

Zé Colmeia na telona

Já podemos apresentar aos pequerruchos um dos desenhos preferidos de nossa infância: estreia nesta sexta Zé Colmeia – O Filme, em salas do Aeroclube, Cinemark, Cinépolis, Glauber Rocha, Iguatemi e Shopping Paralela.

Criado por Hannah-Barbera e exibido pela primeira vez na televisão em 1958, Zé Colmeia ficou famoso por roubar cestas de piquenique no parque Jellystone. Agora ele e seu amigo Catatau aparecem num longa que mistura animação e imagens reais, também em versão 3D. A história: o parque Jellystone está ameaçado de fechar por causa de um prefeito corrupto que pretende vender o local e cortar todas as árvores. Zé Colmeia e Catatau, então, se unem ao guarda Chico para salvar o seu lar.

»»»»»»»»»» Veja o trailer dublado do filme:

*********

Livraria Cultura oferece várias atividades

A agenda infantil da Livraria Cultura abriu o ano animada. De sexta a domingo há várias atividades programadas, todas gratuitas:

Sexta, dia 21 de janeiro

15h – Férias na Cultura – Construção de histórias – Crianças com idade mínima de quatro anos vão ajudar a produzir o som das histórias contadas por Zeki e sua turma. Em seguida desenharão suas versões da história e as recontarão a partir dos desenhos.

17h – Férias na Cultura – Viajando no sistema solar – Numa parceria com o Centro de Observações Astronômicas Professor João Carrilho, a Cultura convida o público a partir de 9 anos a conhecer mais sobre o nosso sistema solar. Os pequenos construirão uma maquete, jogarão com o jogo da velha espacial e aprenderão sobre cada planeta de forma divertida. Para finalizar, com a ajuda de um binóculo, luneta ou telescópio, vão procurar o Zeki, que resolveu dar um passeio pelo espaço e acabou se perdendo.

Sábado, 22 de janeiro

15h – Férias na Cultura – Oficina de origami, para crianças a partir de sete anos
17h – Férias na Cultura – Viajando no sistema solar (veja descrição acima)

Domingo, 23 de janeiro

15h – Férias na Cultura – Construção de histórias (veja descrição acima)
19h – Férias na Cultura – Contos cósmicos – No universo vivem muitos seres misteriosos e divertidos, e é sobre eles que uma arte-educadora conta histórias para quem tem a partir de dois anos.

Endereço: Salvador Shopping – 2º piso
Av. Tancredo Neves, 2915, Caminho das Árvores


*********

Biblioteca Móvel no Farol da Barra

No dia 23, domingo, o Farol da Barra recebe a Biblioteca de Extensão, acompanhada da Cia de Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (turma juvenil), que apresentará a peça ‘Brincando de Ler’. A montagem fala de um lugar muito bonito e colorido chamado Leiturândia, onde as crianças vivem em perfeita harmonia. Neste mundo habitam apenas crianças que gostam de ler, mas um belo dia, para surpresa de todos, surge em Leiturândia uma garotinha muito rebelde que não quer conta com os livros.

A Biblioteca Móvel integra o projeto Domingo na Praça, que utiliza livros e manifestações artísticas (teatro, cordel, recital de poesias e contação de histórias) para proporcionar acesso à cultura e estímulo à imaginação e à criatividade. Horário: das 8h às 10h30. Grátis.

*********

Histórias na biblioteca

Duas apresentações gratuitas do espetáculo Histórias do Arco-da-velha serão feitas pela Cabriola Cia de Teatro neste fim de semana, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no Costa Azul. A primeira acontece sexta-feira (21), às 15h, e a segunda no sábado (22) às 11h. A peça é uma adaptação do premiado espetáculo Quem Conta Faz de Conta, que com uso de música reforça a importância da tradição oral e das histórias da cultura popular.

Também no sábado, às 10h, funcionárias da biblioteca contam histórias infantis para a criançada.

Endereço: Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n, Costa Azul. Informações: 3116-5895/5891.

*********

Paintball no Shopping Paralela

A programação de férias do Shopping Paralela passou a oferecer, além da pista de patinação no gelo e do Kart Indoor, o jogo Paintball, onde duas ou mais equipes competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. Ganha o jogo a equipe que melhor montar a sua estratégia de ataque e defesa, e que reunir o maior número de bandeiras dos adversários. Cada equipe tem cinco integrantes, que devem ter idade mínima de 14 anos.

É obrigatório o uso de sapato fechado e todos os participantes usam macacão, colete e máscara de proteção.

O ticket para trinta minutos de Paintball custa R$ 45 (pagamento em dinheiro), com direito a cem bolas de tinta. Os participantes também podem adquirir bolas extras.

Local: Shopping Paralela (Av. Paralela), estacionamento G1
Funcionamento: todos os dias, das 12h à meia noite.

*********

Paseo tem exposição de orquídeas com oficina infantil

A Exposição de Orquídeas que está no Shopping Paseo abriu um espaço de aprendizado para a meninada. Além de conhecerem detalhadamente cinco espécies da planta, as crianças que visitarem a mostra aprenderão a plantar mudas de orquídeas, podendo levá-las para casa. A iniciativa acontece nos domingos  de 23 e 30 de janeiro, das 15h às 19h, com supervisão de monitoras indicadas pelo centro de paisagismo Proflora.

A exposição fica no shopping até 30 de janeiro (de segunda a sábado das 9h às 21h e domingo das 14h às 20h). O Paseo está localizado no Itaigara, em frente ao Parque da Cidade. Telefone: 3012-5454.

*********

Aprendendo com os índios

A exposição Kuarup – a última viagem de Orlando Villas Bôas, em cartaz na CAIXA Cultural Salvador, só fica mais dois fins de semana na cidade (até dia 30 de janeiro). É uma oportunidade rara para mostrar aos pequenos aspectos da vida e obra do sertanista e de seu aprendizado sobre os índios, especialmente a cultura indígena do Alto-Xingu, onde Orlando viveu um período de imersão intensa, deparando-se com uma sociedade equilibrada, estável e erguida sobre sólidos princípios morais.

Na exposição, o visitante é convidado a conhecer esses costumes por meio de 34 fotos de Renato Soares, que mostra o ritual de homenagem aos indígenas ilustres mortos, o Kuarup. A mostra reúne também mapas, textos explicativos, retratos antigos e utensílios e fotos pessoais do sertanista. Entre os objetos estão duas obras do pintor Poty Lazzarotto e uma aquarela do artista plástico Carybé, ambos muito amigos de Orlando. Há também a exibição de um vídeo com entrevista com Orlando Villas Bôas.

Sobre o Kuarup:
O Kuarup é um ritual de homenagem aos mortos ilustres, celebrado pelos povos indígenas da região do Xingu. Em sua origem, o Kuarup teria sido um rito que objetivava trazer os mortos de novo à vida. o Kuarup feito em homenagem a Orlando foi a maior honraria que um caraíba (homem branco) poderia receber. Mais de dois mil índios, vindos de diversas regiões, se concentraram na aldeia Yawalapiti para celebrar o que eles mesmos consideraram o maior Kuarup já realizado na região.

SERVIÇO

Mostra: Kuarup – a última viagem de Orlando Villas Bôas
Galeria Arcos – Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro Salvador/BA
De terça a domingo, das 9 às 18 horas (até 30 de janeiro)
Acesso: gratuito
Classificação etária: livre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: