Publicado por: marianacarneiro | 20/03/2011

Imperdível: espetáculo búlgaro Circo Fokus Bokus em Salvador

Uma variedade de números circenses, bonecos, palhaços, teatro negro e efeitos visuais vão desfilar pelo palco do Teatro Isba em abril, pelas mãos do Grupo Kukla, da Bulgária, com o espetáculo Circo Fokus Bokus. O grupo, criado há 23 anos, já se apresentou em pelo menos 15 países e estará no Brasil pela primeira vez. Os ingressos já começaram a ser vendidos na bilheteria do teatro, em Ondina (veja serviço mais abaixo).

O Kukla trabalha o princípio do teatro negro, que consiste num truque de óptica que tira partido de uma imperfeição do olho humano, incapaz de distinguir com clareza as imagens de objetos escuros sobre um fundo negro. Usado na China para entreter os imperadores, ele foi adotado no século XVIII pelos japoneses nos teatros de marionetes. É um tipo de linguagem visual e cênica que quebra as barreiras da língua e transforma esta arte de representar numa forma de comunicação universal.

Na montagem Circo Fokus Bokus, cinco personagens chegam pela plateia escapando da chuva em um veículo imaginário que freia na porta de um circo. Ao entrar, notam que não há palhaços para começar a apresentação. Eles se animam a fazer esse papel e iniciam o show em que os números se sucedem:  duas bailarinas contorcionistas, um malabarista chinês, três gatos que tocam rock, un Tangram (antigo jogo chinês de figuras geométricas que formam diferentes animais e objetos), um show de laser, bailarinas e acrobatas russos, um domador de leões, macacos acrobatas e malabaristas e até um mago invisível. Tudo acompanhado de trilha sonora eclética, que vai de jazz, clássicos e rock a música eletrônica e percussão africana.

Em Salvador, além das duas apresentações abertas ao público em geral (9 e 10 de abril), o Circo  participará do projeto A Escola Vai ao Teatro, de 4 a 15 de abril, também no Teatro Isba. Serão oferecidas, ainda, cortesias para crianças e jovens de diversos projetos sociais, já inscritos. “A ideia é oferecer às crianças a oportunidade de apreciação de espetáculos teatrais grandiosos e de muita qualidade, pois é uma atividade extremamente fascinante e enriquecedora”, explica a produtora cultural Bisa Almeida, que também é educadora e dirige a Escola Experimental.

Sobre o Grupo Kukla

O grupo Kukla foi criado em 1988 na Bulgária pelos artistas Antoaneta Madjarova e Krasimir Gospodinov, graduados pela Faculdade de Teatro da Universidade Nacional de Teatro e Cinema de Sofia- Bulgária.

Após uma longa carreira de teatro profissional na Bulgária,  o grupo se estabeleceu em Buenos Aires, Argentina. Desde então tem incorporado atores argentinos que trabalham segundo as técnicas das escolas de títeres européias. Já criaram nove obras teatrais e percorreram  países europeus, quase todos os países latino-americanos e chegaram até a Ásia para tournê internacional em Singapura, Kuala Lumpur (Malasia) , Hong- Kong (China) e Vietnã. Desde 1997 o grupo desenvolve o projeto “Arte na escola” com apresentações e atividades para alunos de todos os níveis escolares.

O espetáculo Circo Fokus Bokus venceu o prêmio Teatro del Mundo 2009 como melhor obra de teatro infantil e também conquistou os três prêmios ATINA 2010 com melhor figurino, melhor iluminação e melhor design de marionetes, além do prêmio ACE 2010 da crítica especializada.

Quer saber mais?

»»»»»»»»» Assista entrevistas com a diretora e o elenco e veja cenas do espetáculo (Tv Publica Argentina, em espanhol).

»»»»»»»»» Veja vídeo com os bastidores e entenda como funciona o Circo Fokus Bokus (Tv Publica Argentina, em espanhol).

SERVIÇO

Circo Fokus Bokus – Teatro Negro da Bulgária

Teatro Isba- Ondina

Dias 9 e 10 de abril (sábado e domingo), às 16h

Ingressos: R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira). Paga meia quem tem de dois a 18 anos, além dos maiores de 65 e estudantes.

Onde comprar: bilheteria do Teatro Isba (tel. 4009-3689/3699), que funciona de segunda a quinta das 14h às 19h e de sexta a domingo das 14h às 20h. Vendas exclusivamente em dinheiro.

Faixa etária recomendada: a partir de 4 anos


Responses

  1. Como faço para saber quais peças fazem parte do projeto A escola vai ao teatro e como faço para inscrever uma escola no projeto?

    aguardo contato

  2. Oi, Neide, vc pode ter essa informação com a produtora do espetáculo, no tel. 8881-8158 (Bisa)

  3. Mari, Peu foi a adorou! Bisa é diretora da escola que ele estuda e levaram os alunos ao espetáculo. Pretendo ir com ele, de novo, de tanto que ele gostou. Bjssss.

  4. Pretendia ir… Já acabou… rsrsrs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: