Publicado por: marianacarneiro | 08/04/2011

Roteiro de cultura e lazer para os pequenos (9 e 10/04)

Rio estreia em Salvador

Várias salas de cinema da cidade recebem, a partir desta sexta, a badalada animação Rio, do brasileiro Carlos Saldanha, coautor da série A Era do Gelo. O filme narra a divertida aventura de Blu, uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro e vive nos Estados Unidos. Ela retorna ao Brasil ao saber que é o único macho da sua espécie e que a única fêmea viva está no Rio. Mas a relação dos dois não será nada fácil: ele é domesticado e incapacitado de voar, enquanto ela é feminista e independente.

»»»»»»» Clique para ver salas e horários de exibição

Domingo no TCA tem Balé Folclórico

O projeto Domingo no TCA deste fim de semana celebra o Mês da Dança com uma atração de peso: o Balé Folclórico da Bahia apresenta o espetáculo Herança Sagrada, dia 10, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 11h. Os ingressos custam R$ 1 e são vendidos a partir das 9h do próprio domingo, com acesso imediato do público.

Única companhia de dança folclórica profissional do País, criada em 1988, o BFB foi considerado pela Associação Mundial de Críticos, em 1994, a “melhor companhia de dança folclórica do mundo”. Herança Sagrada leva ao palco 25 bailarinos, cantores e músicos, que começam com um ritual no qual Obatalá, criador do universo iorubá, traz até a Terra seu primeiro filho e Orixá, Exu, deixando-o responsável por dar vida a todos os seres animados e como seu principal mensageiro entre os segredos do Orun (firmamento) e o Aiyê (a terra).

Neste segmento, novos adeptos são iniciados em cerimônias festivas, saudados pelas divindades do panteão religioso africano, a exemplo de Ogum, o orixá que representa a força da natureza contida no ferro e nas guerras, Oxum, a deusa que encarna a força das águas doces, rios, cascatas, Obaluaiyê, orixá das enfermidades e da morte, Iansã, que representa a força dos ventos e das tempestades, e Oxossi, protetor das florestas, caças e caçadores.

Na segunda parte, o espetáculo segue mostrando importantes manifestações folclóricas baianas, como a puxada de rede, capoeira e samba de roda, além da coreografia ‘Afixirê’, um clássico do repertório do Balé, prestando homenagem ao legado cultural deixado pelos escravos numa forma de retribuir esta ‘Herança Sagrada’.

Exposição de carros antigos (grátis)

Até domingo (10) a área externa da loja Ferreira Costa (Paralela) abriga exposição gratuita de carros antigos. Entre os veículos expostos estão o ícone americano Cadillac Deville conversível 1961, veículo preferido do cantor Elvis Presley, um Ford 37 Roadster (único existente no Brasil) e o primeiro automóvel brasileiro lançado pela Ford, o Ford Galaxie 500, o mais luxuoso carro nacional do seu tempo.

Os visitantes ainda poderão conferir de perto um Santa Matilde Coupé, ano 1985, um carro esportivo de luxo, uma réplica do Porsche Spyder 550, ano 1954, e o MP Lafer, ano 1980.

Horários: Quinta e sexta das 8h às 20h30, sábado das 8h às 19h30 e domingo das 9h às 17h

Circuito de Automobilismo em Camaçari

Começa neste domingo (10) o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra, prova que abre a temporada 2011 no Circuito de Automobilismo de Camaçari. A entrada custa R$ 5 e a classificação é livre.

A prova será realizada em duas baterias – num total de quatro – já que a Turismo (Gol, Voyage e Passat, com motor AP 1600cc) e a Super Turismo (Gol, Voyage e Passat, com preparação livre) correm juntas, com premiações distintas. Cada piloto corre duas baterias e o vencedor será aquele que somar mais pontos. Serão 12 pilotos na categoria Speed (Fusca com motor de AP 2000cc), 8 na Turismo e 10 na Super Turismo.

O Campeonato é realizado em oito etapas, nas cidades de Camaçari, Capim Grosso, Miguel Calmon, São Francisco do Conde, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista. Cerca de 30 pilotos de Camaçari, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João, Miguel Calmon e Salvador devem participar da competição.

A infraestrutura do evento oferece praça de alimentação, banheiros e arquibancada natural, com visão de 100% do circuito. O Circuito está localizado próximo ao Hospital Geral de Camaçari, no condomínio Vida Nova (primeira estrada de asfalto após o hospital).

Exposição interativa da Fundação SOS Mata Atlântica

Atrações gratuitas e ferramentas tecnológicas (iPADs, mesa multi-touch e televisores) são recursos de que se vale a Fundação SOS Mata Atlântica para atrair olhares para a exposição interativa Sua Mata, Sua Casa. A mostra fica até o dia 24 de abril no Shopping Barra e objetiva de mobilizar a sociedade e mostrar que a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia a dia. O horário de visitação é de segunda a sábado, das 9h às 22h e, aos domingos, das 12h às 20h.

Na exposição, que marca os 25 anos da Fundação, os visitantes podem aprender mais sobre o Bioma mais ameaçado do país, de maneira lúdica, divertida e curiosa, além de serem ouvidos sobre suas expectativas futuras em relação ao meio ambiente. Os depoimentos são colocados na Árvore dos Desejos, produzida com garrafas PET e embalagens de achocolatado por artistas da Cooperaacs (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), também responsável pelas artes feitas com materiais recicláveis que permeiam toda a exposição.

Inspirada nas partes de uma casa, a exposição é dividida por cômodos onde o público encontra painéis informativos, vídeos, palestras e shows. Os espaços retratam a atuação da SOS Mata Atlântica e do movimento ambientalista, a situação e curiosidades sobre o Bioma, a degradação ambiental vivenciada nas últimas décadas, e indicam o que cada um pode fazer para ter uma convivência mais sadia com o seu ambiente. A cozinha, por exemplo, mostra a riqueza e variedade de frutas e alimentos nativos da floresta. No Túnel da Mata, os visitantes encontram uma parede com pequenos orifícios por onde podem olhar e visualizar imagens de animais emblemáticos do Bioma, além de navegar pelo mapa de remanescentes de Mata Atlântica por meio de uma mesa vertical de touch-screen.

Salvador é a terceira capital do país a receber o projeto, que já passou por Fortaleza (CE) e Maceió (AL). Até janeiro de 2012, a exposição interativa percorrerá mais oito capitais inseridas no bioma (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Recife) e também Brasília (DF). Ao final do projeto, será feito um dossiê com as demandas e manifestações das 12 cidades, que será entregue em Brasília e na Rio+20, em maio de 2012.

Movimento defende Parque de Pituaçu

Quer inserir(s) seu filhote(s)  em ações sociais em defesa do meio ambiente? Uma boa oportunidade é conferir as ações programadas para este domingo (10) pelo movimento em Defesa do Parque de Pituaçu, que estará no quiosque do parque a partir de 10h30. Na programação, uma conversa sobre Pituaçu, divulgação do abaixo-assinado em defesa do parque e o lançamento do Cordel da Terra, de autoria de Zé Conquem, com a participação de músicos e artistas circenses. Em seguida os manifestantes farão uma caminhada até o Circo Picolino, onde acontecerá um show do Grupo Botequim e convidados, com serviço de bar e feijoada.

O movimento em Defesa do Parque de Pituaçu é uma iniciativa da comunidade de Pituaçu, Circo Picolino, Grupo de Teatro Reciclarte e Grupo Ecológico e Humanista Papamel. O movimento conta com o apoio do Grupo Botequim e do PANGEA.

»»»»»»» Clique para conferir (e participar) do abaixo-assinado eletrônico do movimento

Paseo segue com programação de Páscoa (grátis)

As ações de Páscoa do Shopping Paseo seguem neste sábado, com a realização de oficina de reciclagem, das 16h às 19h, acompanhada de distribuição de chocolates para as crianças que participam.

Clique para ler sobre programação de Páscoa em outros shoppings

Hora de Ouvir História

As contadoras de histórias Maria Olympia Figueiredo e Mariana Araújo divertem as crianças com contos infantis neste sábado, às 10h, na Biblioteca Thales de Azevedo (Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n, Costa Azul, tel. 3116-5891).

»»»»»»»»» Leia também:

A Princesa e o Sapo na Casa do Comércio
Oficina de Contação de Histórias na Caixa Cultural
Espetáculo Circo Fokus Bokus no Isba


Responses

  1. Olá Mariana,

    Este final de semana acontecerá na Ribeira o Festival Internacional de Artistas de Rua. Várias apresentações de música, teatro de bonecos, palhaços, entre outros! Veja o site: http://www.festivalderua.com/. Acho uma ótima sugestão para todas as idades.

    Abraço,
    Junia

  2. Obrigada pela dica, Junia! Postei sobre o festival logo depois. Valeu!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: