Publicado por: marianacarneiro | 01/07/2011

Desfile do 2 de Julho: aula prática de história para os pequenos!

Vamos aproveitar o desfile do 2 de Julho para mostrar história viva para nossas crianças? É hora de relembrar a data que marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território baiano, em 1823, consolidando a independência do Brasil. Aproveite também para apresentar os personagens históricos que tiveram participação decisiva nessa luta: Joana Angélica, Maria Quitéria, General Labatut… A meninada também vai adorar ver as fanfarras dos colégios estaduais.

O trajeto começa entre a Praça da Lapinha e a Soledade, passando pelo Centro Histórico, Câmara Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Piedade, Mercês, Passeio Público e chegando ao Campo Grande (veja programação completa abaixo). Uma novidade deste ano é a participação do atleta baiano e medalhista olímpico Edvaldo Valério, que acenderá a Pira do Fogo Simbólico no Campo Grande, à tarde, em frente ao monumento do Caboclo, durante a solenidade de encerramento da cerimônia cívica.

Nosso inestimável colaborador Gustavo Mustafá Tanajura, que frequenta o evento com a filhota Laura, dá a dica: ele sugere ir na parte da manhã (a partir das 9h30) para ver o desfile no Largo do Carmo. “Todo ano vou e é sensacional! É seguro e uma excelente dinâmica cultural. Uma dica: pode estacionar o carro no largo de Santo Antônio além do Carmo”.

Valeu, Gustavo!

Confira a programação oficial do 2 de Julho:

DIA 02/07 (sábado)

MANHÃ

6h – Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha
8h – Organização do Cortejo Cívico
9h – Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil. Colocação de Flores, pelas autoridades, no monumento ao General Labatut.
Entrega dos Carros Emblemáticos. Execução do Hino ao 2 de Julho (Banda de Música da Marinha do Brasil).
9h30 – Início do Cortejo Cívico. Homenagem aos Heróis da Independência: breve parada em frente ao Convento da Soledade. Homenagem da Ordem Terceira do Carmo: breve parada em frente à Ordem. Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: breve parada em frente à Igreja.
11h30 – Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.

TARDE

14h – Organização do Cortejo Cívico
15h – Homenagem da Câmara Municipal aos Heróis da Independência.
15h30 – Início do Cortejo Cívico
16h30 – Previsão de chegada dos Carros Emblemáticos e das autoridades ao Campo Grande, com hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar, colocação de Coroas de Flores no Monumento ao 2 de Julho, execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia e acendimento da Pira do Fogo Simbólico.
19h – Campo Grande – XX Encontro de Filarmônicas – Regente: Maestro Fred Dantas


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: