Publicado por: marianacarneiro | 22/07/2011

Diversão garantida no fim de semana (23 e 24 de julho)

Atividades na Livraria Cultura (grátis)

* De 21 a 24 de julho (até domingo) às 16h – Exposição Papercraft – objetos e personagens construídos apenas com papel e cola, incluindo diversos Pokémons e outros personagens orientais. Idade recomendada: a partir de 7 anos.

* Dias 22, 23 e 24 (sexta, sábado e domingo) de julho às 16h Oficina de criatividade: Origami (cordão de Tsuru e caixa de presentes), com  os arte-educadores da turma do Zeki. Idade recomendada: a partir de 6 anos.

* Dia 23 de julho (sábado) às 17hOficina de criatividade: Ásia no tabuleiro – Zeki e os arte-educadores do projeto Criação vão trazer alguns jogos de tabuleiro nascidos na Ásia para que toda a turma brinque junta e aprenda mais sobre o maior continente da Terra, onde nasceu a escrita e o xadrez. Idade recomendada: a partir de 7 anos.

* Dia 23 de julho (sábado) às 18hContação de histórias: Viva a China! – Yumi apresenta às crianças palavras e costumes japoneses a partir de bonequinhas típicas do país. Abas que levantam, cortes no papel e outros truques complementam a história e as adivinhas sugeridas nos livros. Idade recomendada: a partir de 3 anos.

* Dia 24 de julho (domingo) às 13hPrimeiro encontro oficial Meg Cabot no Brasil.  Tema: Sendo Nikki, Insaciável e Liberte meu coração. Palestrante: Fã-clube Meg Cabot Salvador

* Dia 24 de julho (domingo) às 17h Espetáculo Os Saltimbancos, com o grupo de teatro STRIPULIA.

=========================

Palco Giratório: Espetáculo com grupo mineiro

A 14ª edição do Circuito Palco Giratório, criado pelo SESC em 1998, traz a Salvador uma série de espetáculos a preços populares. No sábado (23) será apresentada a montagem Bilú & Curisco, do Grupo Armatrux (MG), que conta a história do palhaço Bilú e de seu amigo e parceiro, o elefante “Curisco”.  Bilu é muito desajeitado e “Curisco”, apesar de nem sempre obediente, diverte a todos com suas proezas.

SERVIÇO
Bilú & Curisco – Grupo Armatrux (MG)
Teatro Sesc Senac Pelourinho
Dia: 23 de Julho
Horário: 16h
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada)
Classificação etária: livre
Duração: 45 minutos

Sobre o Grupo Armatrux (MG) – O Grupo Armatrux surgiu em 1991 e criou, em 20 anos de trajetória, 17 espetáculos, dois vídeos, três curtas-metragens, uma exposição interativa com todas as obras do grupo, além de várias oficinas relacionadas a bonecos, atuação e técnica em montagem cênica. Há seis anos, o Armatrux desenvolve pesquisa na área de atuação e dramaturgia, sob a direção de Eid Ribeiro. Neste período surgiu como primeiro resultado o espetáculo “De banda pra lua”; vencedor dos prêmios “Dramaturgia infanto -juvenil de Minas Gerais” (2005), “Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz” (2006), “I e II Prêmio Cena Minas”(2007 e 2008), além de ter sido indicado para onze categorias no “Prêmio Simpar-Usiminas”(2008), e três categorias no “Prêmio Sesc-Sated”(2008). O segundo resultado é o novo espetáculo do Grupo, “No Pirex” (2009), para o público adulto, que recebeu os prêmios Simpar-Usiminas para as categorias de melhor direção e melhor iluminação em 2010.

O Palco Giratório – Nessa edição participam 16 grupos de vários estados, com 37 espetáculos. Ao todo, serão percorridas 114 cidades, num total de 728 apresentações, em todas as regiões brasileiras. Do teatro adulto e infantil, passando por teatro de bonecos e de rua, até o circo e a dança, entre outras manifestações, o evento privilegia as mais diferentes formas de linguagem.

=========================

Exposição e oficina de pintura no Paseo (grátis)

O Shopping Paseo (Itaigara) promove o projeto Paseo Social, que em sua primeira edição traz uma exposição de telas pintadas por adolescentes e crianças da Fundação Cidade Mãe, vinculada à Prefeitura de Salvador. Além da mostra com trabalhos dos acolhidos pela instituição, que acontece de 21 a 30 de julho, no horário de funcionamento do shopping, serão realizadas oficinas de pintura com os educadores da Cidade Mãe, nos dias 23, 24 (sábado e domingo) e 30 de julho (sábado), das 15h às 18h. Para participar, basta doar um brinquedo.

Paseo Social

Exposição de Pinturas da Fundação Cidade Mãe
21 a 30 de julho
De segunda a sábado, das 9h às 21h; domigos, das 14h às 20h

Oficinas de Pintura
23, 24 e 30 de julho, das 15h às 18h.


=========================

Campeonato de xadrez na Monteiro Lobato (grátis)

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré) realiza no domingo (24), a partir das 10h, um campeonato de xadrez para adolescentes de 12 a 16 anos. O objetivo é aproveitar o potencial do jogo no desenvolvimento intelectual e cognição dos jovens. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria da biblioteca. Mais informações: 3117-1571/1411/1433 ou pelo e-mail bimlprogramacao@gmail.com.

Quem ainda não está familiarizado com o jogo pode aproveitar a oficina recreativa  ‘Aprendendo a jogar Xadrez’, que a Biblioteca oferece todas as sextas-feiras, às 15h, com a orientação de Lorena Monteiro.

Praticado por milhares de pessoas em torneios, escolas, clubes, bibliotecas, informalmente e até pela internet, o xadrez é um dos jogos mais populares do planeta. O xadrez é também uma brincadeira prazerosa e, entre os benefícios proporcionados aos adeptos do jogo, destacam-se o aumento da criatividade, da concentração, da auto-estima e da disciplina, além do desenvolvimento do raciocínio matemático, melhoria da comunicação, aumento da memória e ajuda nas decisões complexas.  Pesquisas indicam que alunos que praticam xadrez têm melhor resultado nos estudos. Talvez, por conta disso, em quase toda a Europa, o jogo de xadrez é uma disciplina obrigatória nas escolas.

=========================

Feira de Artes e Artesanato no Pelourinho (grátis)

Cerca de 16 terreiros baianos  mostram sua cultura, arte e empreendedorismo no Centro Histórico, na Feira de Artes e Artesanato Kitaanda Bantu, que acontece no Largo Tereza Batista de 21 a 23 (sábado), das 10h às 20h. A variedade artística, o artesanato dos terreiros e a culinária típica afrobrasileira são o centro da programação. Durante os três dias do evento serão vivenciados momentos de saudações aos orixás, artesanatos em palha, cerâmicas, sambas, danças afro, debates e oficinas.

SEXTA, 22

10h – Cerimônia de Abertura da Feira Saudações aos Ancestrais
10h30 – Exposição e Comercialização de Produtos
10h30 – Oficina: Tecelagem Palha da Costa
11h30 – Oficina: Bordado de Fita
14h30-19h – Apresentações Artísticas: Meninas da Didá, Mestre Moa de Katendê, Grupo de Hip Hop, Dança Afro, Helen

SÁBADO, 23

10h – Cerimônia de Abertura da Feira Saudações aos Ancestrais
10h30 – Exposição e Comercialização de Produtos
14h – Nvuunji: Contadores de Histórias; pinturas de Desenhos do Benin
15h30 – Grupo Bantu de Capoeira Angola
16h30 – Ato de Lançamento da Cooperativa Kitaanda Bantu
18h – Desfile Afro Kitaanda
19h – Samba das Meninas e Encerramento

=========================

Projeto Ruas de Lazer leva biblioteca ao Farol da Barra (grátis)

No domingo, 24, o Ruas de Lazer recebe a biblioteca ambulante da Fundação Pedro Calmon no Farol da Barra (Domingo na Praça), para marcar o Dia do Escritor. Será uma edição especial do projeto Fala Escritor, que acontece mensalmente na Livraria Saraiva dos shoppings de Salvador. Na semana seguinte, o projeto vai ao Dique do Tororó. Os organizadores e poetas do Fala Escritor levarão para as ruas muita prosa e poesia, para incentivar o hábito da leitura em crianças, jovens e adultos. A Biblioteca Móvel estará à disposição do público no horário das 8h às 12h, com mais de 500 livros e revistas, além de gibis e jornais, que são disponibilizados em estantes e mesas. Os leitores encontram ainda oficinas literárias, recital de poesia, teatro, arte educadores e contação de histórias, jogos recreativos e educativos.

No Farol, a partir das 10h serão conhecidos os vencedores da final do torneio de futebol infantil e Emerson, ex-goleiro do Esporte Clube Bahia, estará presente durante a entrega das medalhas.

As crianças ainda poderão participar de atividades como cama elástica, mini parque, tobogã, oficina de artes e jogo de dominó. Para os adultos, as opções são as aulas de Tai Chi Chuan e ginástica.

Projeto Ruas de Lazer
Domingo, 24 de julho, a partir das 8h
Onde: Farol da Barra

=========================

TEATRO

Fábulas Fabulosas na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (grátis)

A Cabriola Cia. de Teatro apresenta a peça Fábulas Fabulosas, domingo, às 15h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré). O espetáculo mistura elementos lúdicos e pedagógicos para contar a história de animais que possuem características humanas. Para prender a atenção do espectador, o grupo utiliza recursos como fantoche, máscaras e origami. A peça faz parte do Projeto de Incentivo a Leitura e Contação de Histórias criado pela Cabriola e que teve início em 2009, com a peça Quem Conta, Faz-de-Conta, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro como Melhor Espetáculo infanto-juvenil de 2009. Em 2010, o projeto ganhou continuidade com a peça Histórias do Arco da Velha, que realizou quase 50 apresentações nas bibliotecas públicas e espaços culturais da cidade.

Fábulas Fabulosas é o terceiro trabalho desse projeto e o oitavo do repertório da Cabriola Cia de Teatro, que busca oferecer programação diversificada, educativa e cultural a todas as faixas de público.

SERVIÇO

Fábulas Fabulosas
Dias 24 e 31 (domingos), às 15h
Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato – BIML – Praça Almeida Couto, Nazaré

Novidade no Teatro Sesc Rio Vermelho

Anacleto, o Porquinho Politicamente Correto é a novidade de julho no circuito de teatro infantil na cidade. Anacleto é o porquinho mais sábio da clássica história dos Três Porquinhos.  Enquanto os irmãos fizeram suas casas de palha e madeira, ele construiu a dele de tijolo, e o Lobo Mau nunca conseguiu destruir. Nos dias de hoje, nosso protagonista observa a situação do planeta com um olhar crítico e resolve fazer uma peça de teatro falando de ecologia.

Anacleto, o Porquinho Politicamente Correto

Sábados e domingos, às 16h. Até 31 de julho.
Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Gratuito para Industriários e Dependentes
Teatro SESI Rio Vermelho – Rua Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho, tel.3616 7061/7081

=========================

Música na Praça (grátis)

O Projeto Música na Praça Aquarius oferece música e entretenimento gratuitos no Loteamento Aquarius, Pituba. A atração desta sexta, dia 22, às 19h, são os músicos Paulinho Andrade e Luizinho Assis (sax e teclado). O projeto é uma iniciativa da construtora e incorporadora Fator Realty e da PDG, responsáveis pela revitalização da praça, que ganhou nova iluminação, teve piso e passeio recuperados e paisagismo ampliado. Todos os espaços da praça passaram por reformas: a pista de corrida, o anfiteatro, os brinquedos do parque infantil, o pergolado, o espaço do acarajé e o zen.

A praça é um espaço bem bacana – o Pequenópolis falou sobre ela há algum tempo, e você pode relembrar o comentário, ver fotos e saber como chegar lá clicando aqui.

=========================

Krajcberg no Palacete: último fim de semana

Este é o último fim de semana para conferir a bela exposição Grito! Ano Mundial da Árvore, comemorativa dos 90 anos do artista polonês radicado na Bahia Frans Krajcberg. A visitação no Palacete das Artes/Museu Rodin é gratuita e acontece de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Grito! é composta por fotos, relevos, esculturas e quatro peças inéditas produzidas pelo artista no ano passado.

Fomos conferir semana passada e as crianças adoraram! Não deixe de assistir, nem que seja a um trecho, ao vídeo exibido na parte de cima, que mostra Krajcberg em sua casa no sítio de Nova Viçosa. É o sonho de toda criança: viver em cima de uma árvore!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: