Publicado por: marianacarneiro | 08/09/2011

Traquinagens várias para o fim de semana de 10 e 11 de setembro

Contação de histórias (grátis) e oficina de confecção de bonecos

O Espaço Cultural para a Infância da loja Zastras do Caminho das Árvores oferece duas atividades infantis neste sábado (dia 10):

10h – Contação de história com as contadoras Drica Rocha e Keu Riberio (grátis)

Tarde – Oficina de confecção de boneco de luva, com a professora de teatro Mônica Leite. Cada criança participante deve levar um pé de meia para confeccionar seu boneco. Inscrições pelos telefones 3353-0787/0889 (vagas limitadas). Preço: R$ 10 (uma criança acompanhada de um adulto).
Horários:
– Crianças de três a cinco anos – 15h às 15h40.
– De 6 a 10 anos: 16h às 16h50.

Endereço: Alameda dos Umbuzeiros, 117, Caminho das Árvores

* A loja também está oferecendo oficina de brincadeira todas as terças-feiras, com início no dia 13 de setembro. O grupo da manhã funciona das 9h às 10h30 e o da tarde das 15h às 16h30. Quem coordena as atividades é Lulúdico (Lucas Castro). O valor para participar de quatro encontros brincantes por mês é de R$ 120.

Torneio de futebol infantil (grátis)

No próximo Domingo Infantil (11/09) da Praça Aquarius (Pituba) será realizada a 2ª Copa Aquarius de Futebol, às 8h, no anfiteatro da praça. O torneio infantil é realizado em parceria com a escolinha Tok de Bola e vai reunir os times de crianças que foram formados no local na primeira edição do evento, quando foi feita a inscrição para essa segunda rodada. Quem quiser participar da terceira edição – em data a ser anunciada – pode se inscrever neste domingo.

Na primeira edição, realizada em 21 de agosto, pais e familiares reforçaram a torcida dos times Ícone, Amazon e Caesar Business. Nessa segunda edição, os jogadores mirins podem doar um brinquedo usado ou novo para ser entregue a uma entidade filantrópica no Dias das Crianças.

O Domingo Infantil lé promovido pelas incorporadoras Fator Realty e PDG, responsáveis pela reforma a revitalização da praça. O espaço ficou muito bom, vale conferir!

Ruas de Lazer tem tobogã (grátis)

Domingo é dia de entretenimento gratuito no Farol da Barra, com o projeto Ruas de Lazer, promovido pelo Shopping Barra em parceria com a prefeitura. No dia 11, uma das atrações será o tobogã gigante, que funciona a partir das 8h. Para os adultos haverá aula de Tai Chi Chuan (8h30), seguida por ginástica, que começa às 11h. A criançada poderá curtir, ainda, futebol, parquinho, cama elástica, dominó e oficina de artes.

Novo espetáculo do Teatro Griô: “Brincando com a Morte” (grátis)

Você tem medo da morte? Teria coragem de enganá-la? Este é tema da mais nova montagem do Teatro Griô,  um espetáculo de teatro de rua que reúne perna-de-pau, máscaras, cabeçorras, caretas e figurinos inspirados nos folguedos populares do Recôncavo baiano. Apresentações gratuitas acontecem nos dois próximos domingos (dias 11 e 18), às 16h, na Praça Marquês de Abrantes, Engenho Velho de Brotas. Nas semanas seguintes o espetáculo segue para outros bairros (veja relação abaixo).

O texto é inspirado nos contos populares de enganar a morte, bem como do demônio logrado, e revela, através de uma trama leve e divertida, as artimanhas de personagens que buscam alongar mais um pouquinho a sua permanência na terra. Em cena, os atores Fábio Araújo, Francisco Gomes, Malaika Braga, Rafael Morais e Tânia Soares revezam-se entre narradores e diversos personagens, vestindo a pele de figuras alegóricas como a morte, o diabo e a mulher do diabo e de personagens-tipo do romanceiro popular nordestino como Zé Malandro.

O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua de 2010 e terá um total de dez apresentações gratuitas, iniciadas dia 3 de setembro, em ruas e praças de Salvador. O projeto oferece também a oficina gratuita “Teatro a céu aberto – Técnicas para o Teatro de Rua” nos dias 12, 15 e 16, no Teatro Solar Boa Vista (Brotas). Informações e inscrições: tel. 3018-4888 ou pelo site.

Próximas apresentações:

Praça Marquês de Abrantes/ Engenho Velho de Brotas
Dias 11 e 18 de setembro (domingos), às 16 horas

Praça fim de linha do Uruguai (Alagados)
Dia 23 de setembro (sexta-feira), às 16 horas

Praça São Braz (Plataforma)
Dia 24 de setembro (sábado), às 16 horas

Praça Geral do Galo (Sussuarana Velha)
Dia 27 de setembro (terça-feira), às 16 horas

Praça do Parque Jocélia II/Sussuarana
Dia 28 de setembro (quarta-feira), às 16 horas

Praça do fim de linha do bairro Fazenda Grande III
Dia 29 de setembro (quinta-feira), às 16 horas

Praça Major Cosme de Farias
Dia 30 de setembro (sexta-feira), às 16 horas.

Tio Paulinho no Piedade

O Shopping Piedade segue com a programação infantil Tobogã Fazenda inflável até o próximo sábado, dia 10. A atração está montada na Praça do Coração, localizada no Piso L2, é gratuita e direcionada para crianças de 3 a 10 anos, acompanhadas por pais ou responsável. No sábado, Tio Paulinho e sua equipe realizam Bailinho infantil e promovem diversas brincadeiras para a criançada.

Shopping Piedade – Rua Junqueira Ayres, nº 8, Piedade
Horário: brinquedos das 9h às 20h (tempo máximo de 10 minutos por criança). Bailinho e brincadeiras: a partir das 15h.

Nova edição da Feira Baiana de Artesanato terá oficinas infantis (grátis)

O artesanato produzido na Bahia é a atração do Jardim dos Namorados, na feira que será retomada a partir de sábado e domingo (10 e 11)*. A Feira Baiana de Artesanato, promovida pelo Instituto Mauá de setembro a março de 2012, será realizada em finais de semana alternados, das 16h às 21h. Nesta nova temporada, o evento terá programação especial dedicada à criançada. São oficinas gratuitas, voltadas à pintura e ao artesanato, sob a supervisão e coordenação do Mauá, das 16h às 18h.

Opção gratuita de lazer, a feira oferece ao público uma amostra do talento e criatividade dos artesãos baianos, com objetos que vão de utilitários e decorativos de cerâmica, esculturas de madeira e massa fria, orixás de metal, baianas de cabaça, oratórios e bonecas de aproveitamento de material e reciclagem a instrumentos musicais em miniatura, utilidades do lar, cestaria e trançado, renda, artesanato afro-baiano, bijuterias e biojoias. São 80 barracas com o artesanato de Salvador e mais dez toldos com peças do interior, artesanato indígena e economia solidária, além de obras assinadas por artistas plásticos e venda de flores.

A feira também tem um espaço gastronômico com 20 barracas comercializando quitutes e pratos típicos da culinária regional. O espaço conta com um palco para shows, com apresentações de artistas locais a partir das 18h.

* ATENÇÃO!!!

O Instituto Mauá informou somente na sexta à tarde, após a publicação desse post, que, por causa da realização da Meia Maratona da Bahia, a edição deste final de semana (dias 10 e 11) da Feira Baiana de Artesanato foi cancelada. A inauguração da temporada 2011-2012 da Feira foi adiada para os dias 17 e 18 deste mês.

Reinações de Narizinho na Cultura (grátis)

O espetáculo do Grupo Stripulia segue em cartaz por mais um fim de semana – sábado e domingo às 15h, no auditório da Livraria Cultura do Salvador Shopping. As senhas para a peça, que é gratuita, começam a ser distribuídas no local duas horas antes, às 13h. Pequenópolis recomenda!

 Feira de Holambra no Salvador

Não é exatamente um programa infantil, mas as crianças curtem de montão apreciar e escolher flores em clima antecipado de primavera na Feira de Holambra, que fica no Salvador Shopping até o próximo domingo (11). O evento reúne centenas de espécies de flores e plantas ornamentais da cidade paulista de Holambra,  município conhecido pelas belas flores. Azaléias, Orquídeas, Bromélias, Patas-de-Elefante, Lírios, Pinheiros, Violetas, Girassóis e Bonsais de Figo são algumas das espécies que estão disponíveis ao público na Praça de Serviço, piso G1.

Anacleto na Biblioteca Monteiro Lobato (grátis)

Nos domingos de setembro a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Praça Almeida Couto, Nazaré) segue com o espetáculo musical ANACLETO –  O Porquinho Politicamente Correto, sempre às 15h, com acesso gratuito.

Anacleto é o terceiro porquinho que construiu sua casa de tijolos, e o Lobo Mau não conseguiu destruir, na fábula Os Três Porquinhos. Por causa disso, ele decide criar uma peça de teatro sobre ecologia e convida Chapeuzinho Vermelho e sua prima Chapeuzinho Verde. Mas o Lobo Mau logo aparece, sujando tudo e reclamando que não pode mais morar na floresta porque todos jogam lixo no local, queimam as matas e poluem os rios. A peça aborda temas relacionados ao meio ambiente de forma lúdica e trata de questões como reciclagem do lixo, desperdício de água e de energia, uso inadequado e degradação dos recursos naturais.


Responses

  1. Estive na Biblioteca Monteiro Lobato neste último domingo com o meu filho de 2 anos David para assistir Anacleto seguindo a Dica do site…recomendo. Mensagens a favor da cidadania e natureza em uma roupagem ótima (musical inclusive!). Segundo soube vão se apresentar nas datas de 18, 25 (domingo mesmo horário as 15h) e 30 (que é uma sexta-feira, porém mais cedo). Vale a pena e ainda dá para o filhote aproveitar a biblioteca infantil antes do espetáculo começar!!!

  2. Estivemos na Biblioteca na 1ª apresentação de Anacleto, um Porquinho Politicamente Correto, e adoramos!! Um peça socio-ambiental que esclarece adultos e crianças de forma muito divertida e original. Parabéns a todos os envolvidos pela criação da peça.

  3. Estive na livraria Cultura neste domingo e assistimos a peça Reinações de Narizinho. Muito bom o espetáculo!!! Recomendo a todos que ainda não viram.

  4. Nota 1000 para o teatro reinacoes de narizinho na livraria cultura. Meus filhos passaram o dia todo hoje pedindo para irmos de novo. Valeu a dica.

  5. Levei minha filha Júlia, de 2 anos, para assistir o Grupo Stripulia com a peça Reinações de Narizinho, domingo 12/9/11, o espetáculo foi maravilhoso !!!
    Ela ficou encantada com a Cuca e com a Emília e pediu para ver de novo!!!

    Vale a pena conferir, o grupo é ótimo!!!
    Adriana

  6. Levei minha filha, Yasmin, de 3 anos com uma amiguinha, Bia, de 6 anos, para assistir à peça “ANACLETO – O Porquinho Politicamente Correto” no domingo, dia 18/09, na Biblioteca Monteiro Lobato. Elas gostaram muito! O ambiente é simples, porém organizado, climatizado e agradável. No caso de Yasmin, serviu como uma complementação do projeto vivenciado por ela na escola “Educar para um mundo sustentável.” Acredito ser importante ensinar boas práticas ambientais aos nossos filhos desde cedo. Obrigado ao Pequenópolis (Mariana) pela postagem e às mães Martha Sheila e Louise Guerrieri pelas dicas realizadas nos comentários. Amanhã, dia 30/09, está previsto para ocorrer a última apresentação da peça.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: