Publicado por: marianacarneiro | 29/09/2011

Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) começa sexta

A partir deste dia 30 as salas da Rede Cinemark vão exibir cerca de 100 filmes de 20 países, na 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). O evento acontece em dez cidades brasileiras, em datas diferentes. Constam na programação inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV e mostras especiais, além de oficinas de cinema de animação e debates.

Os destaques desta edição são o dinamarquês ‘Meu Amigo Storm’ (2009), de Giacomo Campeotto, ‘Poli, o Fusquinha de Polícia’ (Noruega, 2009), de Rasmus A. Sivertsen, e o alemão ‘Os Três Ladrões’ (2007).

Outras importantes atrações da mostra são a pré-estreia de ‘Uma Professora Muito Maluquinha’, longa brasileiro ainda inédito baseado na obra homônima de Ziraldo, e as homenagens ao cinema infantil do Japão (‘A Arte do Cinema Japonês para Crianças’) e da Holanda, como parte integrante da programação do Ano da Holanda no Brasil.

O FICI também proporciona a chance de ver – ou rever – filmes que nem sempre têm a distribuição assegurada por aqui, como ‘O Menino que Queria ser Viking’ (Holanda, 2006), ‘O diário do Panda’ (Japão, 2008) e ‘Soul Boy – À Procura da Alma’ (Quênia, Alemanha, 2010). Há ainda longas de sucesso que voltam a ser exibidos na telona: ‘Animais Unidos Jamais Serão Vencidos’ (Alemanha, 2010), ‘Brasil Animado’, de Mariana Caltabiano, e ‘Enrolados’ (EUA, 2010), exibido na versão convencional (sem 3D). Também estarão de volta ‘Os  Smurfs’, ‘O Rei Leão’ e ‘Deu a Louca na Chapeuzinho 2’.


O longa ‘Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar’ (Japão, 2008), será o tema de discussão da sessão Pequeno Jornalista, onde crianças vão escrever e debater sobre o filme. Também fazem parte da programação sessões onde a dublagem acontece ao vivo, na frente da plateia, e sessões de curtas-metragens que reúnem seis filmes cada uma, pelo preço de um.

Mesas de discussão vão abordar temas como as políticas públicas para o audiovisual infantil, com a participação de profissionais da área, produtores e incentivadores do setor.

O FICI segue até o dia 9 de outubro (dois fins de semana, portanto) no Cinemark Salvador Shopping, com meia-entrada para toda a família (R$ 5) e oferta de oficinas gratuitas.

>>>>> Confira programação completa e detalhada no site oficial do evento

>>>>> Veja o trailer do 9º Festival Internacional de Cinema Infantil edição Salvador e Aracaju.

Anúncios

Responses

  1. […] pais, tios, avós, padrinhos, agregados e demais responsáveis: preparem o fôlego, pois além do Festival de Cinema, do teatro para bebês e das peças que estão por vir – anunciados em posts anteriores, […]

  2. Atendendo a um convide de um casal amigo, que soube do FICI 2011 através do Blog Pequenópolis, levei minha filha ao Cinemark no sábado, dia 01/10, para assistir ao filme “Poeira dos Sonhos”. Um filme simples, muito bonito e com belas mensagens dirigidas às crianças, sobre coragem, medo, etc. Além de abordar um pouco acerca da relação entre pais e filhos. Ficamos surpresos com a qualidade da obra que é de origem alemã e foge do padrão dos firmes infantis normalmente exibidos nos cinemas. Minha filha, de 3 anos, e a amiguinha, de 7 anos, gostaram muito do filme. Um situação inusitada e que nos causou surpresa, foi o fato da dublagem ter sido realizada ao vivo – o som original do filme foi posto em um volume mais baixo e dois dubladores posicionados ao lado da plateia, com microfones, fizeram a voz de todos os personagens do filme. O FICI continua nos dia 7, 8 e 9 de outubro aqui em Salvador. Parabéns Mariana pelas dicas! Ass. Marcus V. F. Rosado. [marcus_rosado@hotmail.com]

  3. O som ótimo adorei os filmes, bastante educativo e criativo.Eu que tenho 10 anos, me entriguei com a fisionomia dos personagens que se parecem com as crianças de hoje em dia.Fui com quatro amigas e elas se divertiram muito o filme que mais gostei foi “Poeira dos Sonhos” eu enterpretei que nao temos barreiras para sonhar.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: