Publicado por: marianacarneiro | 04/10/2011

Programa especial: conhecer e curtir brinquedos artesanais

Um convite irresistível para crianças de seis a 10 anos: a Caixa Cultural traz a Salvador esta semana o espetáculo-oficina Artesão da Alegria, um guia que conduz as crianças a um encontro lúdico com o ofício do artesão de brinquedos e com o universo do brinquedo artesanal.

 

A atividade é comandada pelo Grupo Malasartes, de Curitiba, que se dedica à pesquisa e difusão da cultura popular. Na montagem, dois aprendizes de um ateliê de brinquedos, Quinzinho e Zezé, aproveitam a saída do patrão e convidam as crianças da vizinhança, representadas pela plateia, para conhecer seu trabalho e ajudar nas tarefas da oficina.

Após assistir a um filme que mostra, passo a passo, o ofício de vários artesãos de brinquedos, como pião, bilboquê, mané-gostoso e outros, as crianças ajudam na tarefa mais importante do dia: testar quatro caixas de brinquedos que precisam ser entregues para venda.

Oportunidade incrível para que público mirim embarque na fantasia (e na nostalgia dos pais e avós) de conhecer e se divertir com brinquedos clássicos passados de geração a geração. Em tempos de brinquedos industrializados, objetos simples feitos manualmente e com carinho ganham asas com a imaginação dos pequenos, que ainda aprendem sobre a infância de outros tempos.

SOBRE O GRUPO MALASARTES

O Grupo Malasartes é um coletivo de intervenção teatral, dedicado à criação de uma linguagem cênica itinerante, para crianças e jovens, com foco na pesquisa e difusão da cultura popular, e de histórias da tradição oral. Há muitos anos, esse núcleo realiza trabalhos de intervenção sensível em espaços comunitários, usando uma combinação de três eixos de pesquisa e atuação: oralidade, ludicidade e gestualidade.

SERVIÇO

Artesão da Alegria, com o Grupo Malasartes, de Curitiba
Duração: 60 minutos
Local: Caixa Cultural Salvador – Av. Carlos Gomes (tel. 3421-4200)
Datas: 6 e 7 de outubro (quinta e sexta) às 10h e às 15h, com senhas distribuídas respectivamente às 8h e às 14h; dias 8 e 9 de outubro às 16h, com senhas distribuídas às 14h)
Ingresso: Trocado por um quilo de alimento não-perecível
Capacidade do teatro: 80 lugares por sessão


Responses

  1. Oi Mariana,
    Fui hoje a oficina com os meus filhos de 2 e 4 anos – adoramos – as crianças ficaram encantadas com os brinquedos e os adultos também em voltar a brincar com os objetos presentes na nossa infância.
    Vale a pena
    Um abraço Gabriela

  2. oi mariana vai ter esse espetaculo em 2012 aonde será em salvador em que local?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: