Publicado por: marianacarneiro | 11/10/2011

Agenda de diversão em Salvador para o 12 de outubro e restante do mês das crianças

Preparados para encarar o Dia da Criança? Opções não vão faltar! Mais do que nunca, é hora de deixar a preguiça de lado, tirar a meninada de casa e se animar para brincar junto com os pequenos!

MAM promove semana infantil (grátis)

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) organizou atividades especiais para o mês das crianças. O Núcleo de Arte Educação do museu reforça em outubro sua atuação para estimular o aprendizado da arte e a criação infantil. Os eventos mirins estarão ligados às exposições Dez anos de Fotografia Espanhola Contemporânea, com obras em fotografia e vídeo de 26 artistas espanhóis, e Sob o Mesmo Céu, da artista baiana Beatriz Franco, que estarão em cartaz no período da Semana da Criança, de 11 a 16 de outubro.

As atividades começam nesta terça, 11 de outubro, das 14h30 às 17h30, com a fotógrafa Marília Palmeira, que apresentará a oficina Cartografando a Cidade. Estimulando a imaginação do público infantil, a artista abordará o processo de mapeamento que realizou durante sua viagem de 8 meses e meio por sete países da América do Sul. As crianças receberão provocações para criar, a partir das impressões de seus trajetos por Salvador, um mapa subjetivo e pessoal da cidade.

No 12 de outubro, das 14h30 às 17h, o projeto Linha do Abraço propõe a atividade Construindo Canteiros, onde os educadores do Núcleo de Arte e Educação estarão percorrendo todo o espaço do museu, juntamente com as crianças, para a coleta de materiais (folhas, galhos, flores e sementes caídos no chão) e construção de canteiros. Estes materiais serão utilizados para a realização de intervenções em espaços escolhidos pelas crianças, na Comunidade Solar do Unhão. As idéias de preservação, cuidado e cultivo são os pontos principais desta ação.

Também no feriado de quarta, a contadora de histórias Maju Fiso transportará as crianças a partir dos quatro anos de idade para o mundo das lendas e mitos afro-indígenas brasileiros. Essa viagem fantástica acontece na atividade Contação de Histórias, às 15h, sendo repetida dia 13 de outubro, das 14h30 às 17h30. Não é necessário fazer inscrição para esta atividade.

Dia 12 também será realizado o projeto Redes Mágicas no MAM – Especial Dia das Crianças, atividade proposta pela arte educadora Ana Rachel Schimiti e arte educadores do Núcleo de Arte educação do MAM BA, com visitas aos espaços expositivos e posterior realização de ação poética, voltado ao público infanto-juvenil. Horário: das 15h às 18h. Não é necessária inscrição.

A Oficina de Pinhole, projeto fixo do MAM-BA, convida a artista Bianca Portugal, que apresentará o processo experimental de fotografia e a construção da câmera Pinhole, dia 14 de outubro, às 14h30 (1ª turma) e às  16h30 (2ª turma). Para crianças a partir de 9 anos.

No sábado, 15, das 14h às 16h, a partir das visitas às exposições, as crianças construirão narrativas com a utilização de imagens, na ação Narrativas Fotográficas, realizada pelos educadores do MAM-BA. Durante esse dia, o museu propõe também a atividade Observatório Desenhante onde, a partir da utilização de dispositivos ópticos experimentais como lunetas, binóculo, caleidoscópio, o público infantil será convidado a produzir desenhos para a construção de um observatório.

O projeto de pintura livre Pinte no MAM, de autoria e coordenação do artista plástico Maninho, segue acontecendo aos domingos, das 15h às 18h, no pátio do museu, sem necessidade de inscrição prévia.

Todas as atividades do MAM são gratuitas, mas na maioria delas é necessário solicitação de inscrição pelo e-mail: educativomam@gmail.com, colocando no assunto: Inscrição Semana da Criança. O acompanhamento dos pais ou responsáveis para a participação nas atividades será solicitado.

Serviço

Semana da Criança no MAM-BA
De 11 a 16 de outubro
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia – Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão
Entrada Franca
Informações: 3117-6139

—————————

Bibliotecas oferecem programação especial para a garotada (grátis)

De 9 a 16 de outubro, as bibliotecas de Salvador promovem atividades para soltar a imaginação com muita leitura, contação de histórias, filmes e oficinas. Elas serão oferecidas nas Bibliotecas Pública do Estado (Barris) e na Infantil Monteiro Lobato (Nazaré).

Na Monteiro Lobato, a diversão fica por conta do teatro com os fantoches da Turma do Sítio, de terça a sexta, às 9h e às 14h. Na história, Dona Benta, Tia Nastácia, Rabicó, Saci, a Cuca e a espevitada Emília contam um pouco a vida do seu criador Monteiro Lobato e da idealizadora da Biblioteca Infantil, Denise Tavares.

No domingo haverá Encontro de Cordelistas, às 11h. A idéia do encontro, além de divulgar o trabalho do poeta, é mostrar aos pequenos como trabalhar as rimas, a musicalidade e as imagens da cultura popular no cordel. Às 16h a Cabriola Cia de Teatro apresenta Histórias do Arco da Velha, peça em que dois contadores de velhas histórias da cultura popular fazem verso e reverso enquanto caminham pelo sertão à beira mar.

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato dispõe de diversos livros, revistas em quadrinhos e um ambiente propício para as brincadeiras infantis. Durante todo o ano o público pode contar ainda com exibição de filmes, apresentações teatrais, curso de teatro, exposições e diversas oficinas artísticas.

Na Biblioteca dos Barris, o projeto Hora de Ouvir História promove contação de histórias infantis sobre diversos temas, em duas sessões: às 10h e às 15h, em dias de segunda e sexta-feira. Ainda no Setor Infantil da biblioteca, em comemoração à semana das crianças, nos dias 11 e 13 será exibido o filme O Pequeno Príncipe. O longa conta a mágica história de um piloto perdido no deserto e um menino vindo de um lugar distante. Juntos eles compartilham experiências que divertem, encantam e tocam o coração. As exibições são gratuitas, sempre às 10h e às 15h.

A oficina Pequenos Contadores de Histórias, no dia 11, às 15h, incentiva a leitura tendo como contadores as próprias crianças. Sábado na Livraria e Outros Contos serão os contos lidos nas oficinas, direcionadas para o público infanto-juvenil entre 7 e 14 anos de idade, com adaptação e orientação de Raimundo Moura.

Mais informações: aqui e aqui, ou pelo telefones 3117-1570/1433.

 —————————

Semana da Criança no Pelourinho (grátis)

Alegria e Solidariedade é o tema da semana dedicada às crianças promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) em outubro. O evento teve início no dia 6, e segue até o 12 de outubro, sempre das 14 às 17 horas, no Largo Pedro Archanjo e nas ruas do Pelô. A programação será marcada por uma campanha de solidariedade, fruto de um esforço coletivo do CCPI e artistas parceiros, para provocar nas pessoas o sentimento de ajudar crianças por meio da doação de leite. O alimento será destinado a instituições como o Naspec – Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer.

Integram as atividades visitas guiadas, protagonizadas por guias mirins, aos pontos turísticos do sítio histórico, como o Largo do Pelourinho, Igreja dos Rosários dos Pretos, Casa de Jorge Amado, Afoxé Filhos de Gandhy, Fundação Mestre Bimba, Teatro Miguel Santana, Museu Solar do Ferrão, Museu Tempostal, Olodum e Instituto Mauá. A programação prevê ainda apresentações da Escola de Dança da Funceb – Fundação Cultural do Estado da Bahia, do Musical Infantil “Os Sapecas” e dos espetáculos teatrais ‘Vira Lona, lona Vira’ e ‘É Meu, é seu, é nosso!’, além de oficinas com o objetivo de estimular a consciência ambiental das crianças sobre o impacto do lixo no meio ambiente e incorporar atitudes ecologicamente corretas e preventivas ao dia a dia da garotada.

O Dia da Criança propriamente será marcado por uma programação intensa. A criançada poderá aproveitar opções de oficinas lúdicas e pockets shows. Um cortejo cênico terá a participação da Banda Didá, da Banda Mirim do Olodum e de desfile de mamulegos. A festa dos pequenos contará ainda com exposição fotográfica, teatro de bonecos, brincadeiras, contação de histórias e apresentações de corais, dança e percussão.

Toda a programação é gratuita. Confira as atividades por dia e horário:

Dia 10.10, às 14hVisita Guiada, com Guias Mirins
Largo do Pelourinho/ Igreja Rosário dos Pretos/ Casa Jorge Amado/ Afoxé Filhos de Gandhy / Fundação Mestre Bimba/ Teatro Miguel Santana / Museu Solar do Ferrão / Museu Tempostal / Olodum/ Instituto Mauá

14h30 – Musical Infantil Os Sapecas
Jogos e brincadeiras
Local: Largo Pedro Arcanjo

Dia 11.10, às 14h30 – Visitas Guiadas
Circuito Pelourinho:
Largo do Pelourinho/ Igreja Rosário dos Pretos/ Casa Jorge Amado/ Afoxé Filhos de Gandhy / Fundação Mestre Bimba/ Teatro Miguel Santana / Museu Solar do Ferrão / Museu Tempostal / Olodum/ Instituto Mauá

15h – Largo Pedro Arcanjo
Projeto Tudo se Transforma – oficina lúdica artística e pocket show com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre o impacto do lixo no meio ambiente; estimular a consciência ecológica, atitudes cidadãs e ações preventivas com atividades;

Dia 12.10, às 14hCortejo nas Ruas do Pelourinho, com Banda Didá, Banda Mirim Olodum, Bandinha Alegria, Bonecões Mamulengo e Pau de Fitas
14h30 – Nairzinha e seu projeto Cirandando Brasil, que pesquisa cantigas e brincadeiras do folclore infantil brasileiro. No Largo Pedro Arcanjo
16h – Grupo Cabriola, com musical É meu, é seu, é nosso, que conta a história de um menino que luta para resolver um problema de saúde. No Largo Pedro Arcanjo
16h30 – Grupo PIM – banda de percussão e dança. No Largo Pedro Arcanjo

—————————

Varanda da Perini tem brincadeiras e animação infantil (grátis)

Para comemorar o Dia da Criança, a Perini vai promover, na quarta-feira (12), na Varanda da unidade da Graça, um verdadeiro playground para a garotada. A programação vai das 10h às 16h e inclui video games, jogos, pula pula e a turma da Happy Eventos. Os clientes mirins que estiverem no local durante a ação poderão participar e se divertir. Todas as lojas funcionarão normalmente no feriado (Pituba, Barra e Graça), das 6h às 22h, e Vasco da Gama, das 7h às 22h. Já as docerias Perini do Salvador Shopping e dos shoppings Barra, Iguatemi e Pararela funcionarão de acordo com os horários dos respectivos shoppings.

SERVIÇO
Perini Graça – Avenida Princesa Leopoldina, nº 398 – Graça
Informações e reservas:  3444-0004

 —————————

Palacete das Artes Rodin Bahia: teatro, literatura e arte (grátis)

Como parte da programação especial do mês das crianças, o Palacete das Artes promove a apresentação do projeto de literatura infantil da escritora Marilda Fontes, que valoriza o processo de criação literária e incentiva o público infantil à leitura. As inscrições gratuitas para crianças em geral e grupos escolares podem ser feitas no Setor Educativo do Palacete, para os dias 14, 21 e 28 de outubro, nos dois turnos, às 10h e às 14h.

Na quarta-feira, dia 12, o ator Demian Reis apresenta extenso programa para a criançada, das 10h às 18h, com inauguração de exposição fotográfica, exibição de áudio-visual, música e dança sobre a tradição dos hotxuás, espécie de palhaços sagrados da etnia Krahô, do estado do Tocantins. Em foco, o perfil de vida e trabalho de Ismael Ahprac, da mesma etnia, que entre diversos papéis e atribuições que cumpre como líder e membro residente da aldeia Manoel Alves, de Tocantins, herdou também as prerrogativas de hotxuá, que entre os Krahô, é o responsável pelo riso e pela comicidade.

Aos olhos da nossa cultura ocidental reconhecemos nesta figura o comportamento do nosso palhaço, cuja principal técnica é se colocar como alvo do riso de suas platéias. O professor Demian Reis é ator, palhaço, roteirista e diretor, pesquisador e Doutor em Artes Cênicas pela UFBa.

No dia 17, sábado, das 15h às 18h30, o Palacete promove as “Cirandas“, um programa para 40 crianças, com atividades de música, arte, brincadeiras e criação livre.  No dia 22, das 13h às 18h, está agendada a Oficina “ Encantar com Papel Origami” e nos dias 19 a 26 de outubro a Oficina “Re-lendo Rodin“, releitura da exposição em cartaz no Palacete das Artes: “Auguste Rodin, Homem e Gênio“. Para essa Oficina é necessário o agendamento prévio com o Setor Educativo, pelo telefone 3117-6986.

Palacete das Artes Rodin Bahia – Rua da Graça, 284, Graça

OBS: Os museus vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS-IPAC) funcionarão normalmente durante o feriado de 12 de outubro.  

 —————————


Roda Gigante em Praça Pública (grátis)

Como já citado aqui anteriormente, diversos eventos acontecem no mês de outubro em Salvador para discutir e mobilizar a sociedade sobre questões relacionadas à realidade das crianças de até seis anos. Neste feriado (12) acontece o Roda Gigante em Praça Pública, no Campo Grande, às 14h, trazendo cirandas Infantis:

  • Invenções e intervenções urbanas – Produção de Lambe Lambe com ideias, poesias e desenhos (Espaço Imaginário, do MS)
  • Jogos com copos (André Sapoti – UFBA)
  • Brincadeiras Cantadas (CBA – Organização Social de Crianças da Bahia)
  • Oficina de construção de instrumentos musicais (Edmar Brasil – Avante)
  • Simulação de eleição infantil (GIA – Grupo de Intervenção Ambiental)
  • Grupo Panfletagem no Campo Grande, no Jardim Zoológico e no Dique do Tororó (FBEI – Fórum Baiano de Educação Infantil e RNPI – Rede Nacional Primeira Infância)

 —————————

Livraria Cultura tem Os Saltimbancos (grátis)

No dia 12 de outubro o grupo de teatro Stripulia apresenta Os Saltimbancos, às 16 horas, no teatro da Livraria Cultura do Salvador Shopping. A peça é ótima – tem atores profissionais, cenário e figurino bem cuidados e as inesquecíveis músicas dos cds Os Saltimbancos e Os Saltimbancos Trapalhões. Nostalgia para os pais e aprendizado para os filhos!

Mas, fique ligado: as senhas são distribuídas na loja (balcão debaixo da escada) duas horas antes do espetáculo e acabam num piscar de olhos. O teatro tem capacidade para pouco mais de 200 lugares.

 —————————

Museu da Criança abre no feriado

O Museu For The Children vai funcionar no Dia da Criança das 9h às 15h, com acesso livre da meninada às salas de diversão e aos experimentos, além das atividades ao ar livre.

O ingresso custa R$ 25 por criança (adulto acompanhante não paga), ou R$ 15 + doação (brinquedos, roupas infantis, livros, leite em pó).

Museu For The Children – Rua do Mangalô, 154 – Colina A -, Patamares (próximo ao colégio Anglo Brasileiro), tel. 3367-0790

 —————————

Termina nesse dia 12 a exposição de ciência e tecnologia (grátis)

Não pudemos ir conferir, mas tivemos aqui no blog depoimentos de pais que levaram os filhos ao aeroporto de Salvador e elogiaram a exposição de arte, ciência, tecnologia e inovação (Exposcience). O evento se encerra neste feriado, funcionando das 9h às 21h. Promovida pelo Museu de Ciência e Tecnologia (MC&T) da UNEB, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a exposição é uma atividade integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, que acontece até 23 de outubro em vários estados brasileiros.

Freio magnético, cone de ar e balanças que simulam o peso em cada planeta são alguns dos experimentos que o museu apresenta, além do ônibus Ciência Móvel. Todos são interativos e despertam a curiosidade infantil. Aproveite para ver a saída e chegada dos aviões, é sempre um atrativo à parte!

 —————————


Veja também:


Responses

  1. Mariana, estava ansiosa esperando seu post sobre a programação de amanhã. Estou viciada no seu blog e só tenho a agradecer pelo fabuloso trabalho que vc faz. Beijinho,

  2. Mariana, tb estava aguardando este post, muito obrigado.
    Beijos

  3. Ô expectativa para esta programação…o melho de tudo é saber
    que há vida no Dia das Crianças, além dos espaços públicos como
    praias, parques e lagoas! Muito feliz com as dicas organizando a agenda do meu filhote para “aprontar muita arte” amanhã. Partindo para fazer coisas que nem imaginava neste dia. Avante! Valeu muito. Este site é de utilidade pública Mariana…parabéns!

  4. Olá…muito legal as programações para o dia 12 mas gostaria de saber sobre o restante do mês de outubro.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: