Publicado por: marianacarneiro | 12/11/2009

As melhores praias de Salvador para se ir com crianças

Esta semana o Pequenópolis recebeu email de Bruno, um paulista que vem curtir Salvador com o filhote de 3 anos e pede indicação de praias legais e tranquilas. Como já vem chegando o verão e todo mundo sempre tem uma dica legal para dividir, proponho aqui um post participativo: INDIQUE UMA PRAIA ONDE COSTUMA IR COM OS PEQUENOS E CONTE O QUE TEM DE BOM LÁ!!

E aí, vai de Porto da Barra, Pedra do Sal (Itapuã), região das antigas ruínas em Stela Maris ou tem outras sugestões? Poste um comentário! Assim, quando o sol vier com tudo já teremos organizado um roteiro litorâneo infantil inesquecível.

A mãe de Clara e Zezinho já se manifestou, a nosso pedido. Veja o relato dela (obrigada mais uma vez, Keka!):

“Em Stela Maris há barracas que já frequentei e onde sei que o banho para as crianças é bom. Sol Dourado, Caporal, Mirante e Azul Marinho são algumas delas, com formação de piscininhas quando a maré está baixa. Em outras barracas da área existem parques infantis. Nada fantástico: escorregadeiras, cavalinhos e balanços. Mas não deixa de ser opção para os pais. Em Ipitanga  há também áreas maravilhosas, com ou sem barraca. Depois do Cartódromo, a praia é deliciosa, poucas barracas, muitas piscininhas e frequência totalmente familiar. Também em Ipitanga, entre o Hotel Mamelucos e o Cartódromo tem uma escolinha de surf, com aulas com o professor Lídio, líder da comunidade Surfistas de Cristo, para crianças a partir de 4 anos”.

Está dada a largada para as contribuições de vocês! Inspirem-se na foto abaixo e mandem ver!!

Foto: Mariana Carneiro

***********************

ATENÇÃO!!

Este post está sendo reeditado para anunciar uma novidade: em agradecimento pela ajuda na indicação das melhores praias de Salvador para crianças, nosso leitor Bruno está oferecendo, em nome da fabricante de brinquedos Estrela, um “Super Massa Bichos e Cabelos” para o autor do melhor comentário inserido neste post!

Então vamos caprichar ainda mais nos relatos, porque o melhor e mais completo leva o produto! Não esqueça de sinalizar na mensagem o seu endereço de email para que possamos combinar a entrega. O vencedor será anunciado aqui no blog no dia 12 de dezembro, quando faltarão apenas 10 dias para o início do Verão.

Clique para saber mais sobre o brinquedo “Super Massa Bichos e Cabelos”.


Respostas

  1. Tem uma barraca bem legal em Ipitanga – Estação Tropical, tem area para os pais e para as crianças, lá todos se divertem. Tem parquinho, palhaço aos domingos, brincadeiras de criança, e para os papais tem som ao vivo musica agradável, nada barulhenta nem baixo astral. Bem light mesmo, MPB, bem tranquila, e ainda podemos escolher se vamos sentar no sol, ou embaixo do deck, existem várias opções. Adorei!

  2. Sugiro a praia de Itapuã, na rua L sentido Farol, é uma praia pouco visitada pois tem caracteristicas de praia particular, lá é lindo é enfeitada de mozaicos, nos coqueiros existem esculturas de macacos, (dizem que um artista plastico mora por ali), na maré baixa formam pscinas naturais onde é possivel ver pequenos peixes e siris.

  3. Adoramos o Buraco da Velha. É um conjunto de poças fantástico que fica em Vilas do Atlântico. Tem poça de todos os tamanhos, para todos os gostos.

    Em frente à poça tem uma barraca de mesmo nome para quem gosta de petiscar e bebericar, e tem bastante na areia para quem gosta de ficar mais à vontade: com sua toalha e seu sombreiro.

    Não deixe de levar uma bóia de braço para as crianças aproveitarem a poça grande, que é profunda. Se gostarem, levam óculos de mergulho para verem os peixinhos…

    Uma dica é comprar/levar um kit de pesca contendo uma vasilha e um pequeno jereré para pescar peixinhos nas poças, é diversão garantida para as crianças.

    Só não vale ir na maré cheia. Antes de sair cheque a maré no site da Clima Tempo: www4.climatempo.com.br/climatempo/mare_ct.php

    Esta praia fica na Rua Praia de Grumari, s/nº, Vilas do Atlântico, logo a no início de Vilas no sentido SSA-Lauro de Freitas.

    Descobri que a barraca tem um site com a localização e com fotos para conferir a paisagem: http://www.buracodavelha.com.br.

    Espero que gostem!!!

  4. Praia legal é aquela onde voce se sinta bem.
    Se for passar algumas horas praia, não esqueça de levar: um sombreiro, um bom protetor solar, garrafinha de água ou de suco natural, uma fruta e dinheiro para o picolé Capelinha.
    Praia e máquina fotográfica combinam, portanto não esqueça.
    Praia legal é aquela que na hora de ir embora, cada um cata seu lixo e não deixa na praia !
    Vamos citar as praias: no centro duas praias: Porto da Barra e no Farol da Barra descendo pela escada em frente aquele Flat que tem o bar do caragueijo;
    A praia dos coqueiros em Piatã é ótima. Não sou de citar barraca, pois acho que não combina com criança e geralmente levo o básico.
    Em stella Mares, próximo ao novo Hotel de mesmo nome;
    Em Praias do Flamengo, próximo a barraca do Lôro .
    Em Ipitanga, próximo ao Hotel Mamelucos.
    Enfim, aproveite o verão com seus filhos. Ande um pouco com eles, corra, jogue bola, volei. Brinque de Body Boarding. Cave buraco na areia faça um castelo. Empine pipa, arraia. Identifique os peixinhos nas pocinhas. Enfim, dê atenção a seu filho. Nada de ficar no celular, lendo jornal ou revista. Se lambuze na areia !!!

  5. Praia em si já é uma delícia…a nossa tem sido Praia do Forte! Nesse final de semana catamos muitos hermitões (devolvidos ao mar) e vimos juntos, pela primeira vez, um peixe bandeira…nas piscinas (indo para a esquerda na Igreja) você encontra snorkel para alugar, meus três estão amando o aprendizado (respiração, pé, olhar, se situar). Em frente ao resort Tívoli é mais tranquilo, piscinas mais rasas, muito bom. O Projeto Tamar uma lição de respeito ao nosso planeta, tocar nos pepinos do mar, araias…retornar a terra!!!

  6. A praia do Piruí em Arembepe é uma grande pedida. Lá podemos desfrutar de uma linda paisagem e piscinas naturais lindíssimas quando a maré está baixa. As crianças se divertem tranquilamente enquanto os adultos aproveitam um dia de relaxamento total… ainda assim quem quiser dá uma esticada com as crianças, na praça das amendoeiras em Arembepe podemos encontrar brinquedos como pula-pula e moto elétrica para a alegria da criançada ser completa, sem contar, as goloseimas que eles adoram, beijú, pastel, cocada… tudo para proporcionar aos pimpolhos um dia especial. Vale a pena conferir!!!

  7. Praia legal é o Farol da Barra, na entrada ao lado do farol, ali quando a maré está baixa forma piscinas e fica excelente para as crianças brincarem, também tem pessoas alugando boias de diversos bichinhos e formas que as crianças adoram, a minha filha sempre que vamos pede para alugar uma para ela, o aluguel é por uma hora R$ 3,00 mas se quiser meia hora é só propor que eles topam, e o melhor quando não quiser ficar mais na praia tem os chuveiros nas barracas que aproveitamos para sair com nossas crianças livre do sal.

  8. Oi gente!
    Praia boa é a de Villas na barraca buraco da velha quando a maré está baixa fazem muitas pocinhas e os pequenos adoram. Mas tem outros pontos e outras barracas que possuem poças em Villas do atlântico- LAuro de Freitas..

  9. Já vi que esse Buraco da Velha está bombando aqui! Vou lá conhecer!

  10. Bela dica, Sania, muito obrigada!!

  11. Adorei a dica, Renata! Arembepe é realmente tudo de bom!!

  12. Joann, diante de seu relato deu uma vontade de louca de correr para Praia do Forte agora mesmo!!! Que saudades de lá…

  13. Que delícia de relato e de conselhos, Eduardo! Adorei!!!

  14. Mariana, minha xará, quando sair de férias do blog vou chamar vc para me substituir (rs)!!! Muito obrigada pelo fantástico post!

  15. Muito bom, Flávia! Obrigadíssima!

  16. Adorei a barraca e mais ainda os detalhes que vc deu, Lene! Vamos todos para lá!

  17. Minha indicação de praia é o Buraco da Velha, em Vilas do Atlântico.
    A praia é tranqüila, com piscinas naturais cercadas de arrecifes. Formam-se piscinas de todos os tamanhos e profundidades, apropriadas para todas as idades. Existem pocinhas na beira da praia, para bebês. Piscinas um pouco mais profundas, repletas de peixinhos multicoloridos, são ideais para pré-escolares.
    O acesso é fácil. Ao chegar em Vilas, siga até o fim da via principal. Pegue a direita. Na primeira rotatória pegue a direita novamente. Na próxima rotatória, vire a esquerda duas vezes e depois a primeira à direita já é a rua da praia. Tem uma placa onde está escrito Buraco da Velha.
    Sugiro chegar de 7:30 às 8:00h, por dois motivos: o sol e a tranqüilidade. Na rua, um guardador chamado de João, organiza as vagas desde cedo. A barraca funciona todos os dias, das 8h às 17h, sob a administração de Marcos. Pode-se ficar na areia ou na varanda da barraca. Na varanda, há dois garçons excelentes: Gerson e Léo. Os produtos são de boa qualidade e a um preço acessível. Pode-se deixar os pertences na barraca, enquanto se desfruta do banho de mar.
    Outra atração para as crianças são os aviões que decolam do aeroporto e passam ao fundo, sem causar muito barulho. Há uma estrutura completa, composta por chuveiros, banheiros higiênicos, baiana de acarajé e espaço para as crianças brincarem.
    Pode-se levar baldes, pranchas e bóias, mas existem disponíveis para locação no local. Ainda tem um calçadão, com gramado ao lado, onde as crianças podem correr e brincar.
    Osite da barraca é http://www.buracodavelha.com.br e o telefone é 3379-1079.
    Histórico
    Há muitos anos, quando as praias do loteamento de Vilas do Atlântico ainda não possuíam nomes, uma delas em particular destacava-se por sua paisagem encantadora formada na maré baixa. Nesse período, surgiam poças de água cristalina e calma, que atraíam senhoras de idade para tomar um agradável banho de mar. Ao longo dos anos, a praia tornou-se um excelente ponto de encontro para bate-papos tranqüilos. Com o objetivo de facilitar a identificação da praia onde as senhoras se encontravam, esta foi denominada Buraco da Velha.

  18. Olá, Pessoal!

    Mariana, parabéns pelo seu site, ele é bem completo e está sempre atualizado!

    Sou do Rio de Janeiro e vou para a Bahia com a minha filha de 2 anos no próximo verão. Como ficaremos alguns dias em Salvador antes de seguirmos viagem para a Praia do Forte, adorei a sugestão do Bruno com as indicações de praias boas para crianças.

    Gostaria de sugerir que também indicassem as formas de acesso às praias: é recomendável ir de ônibus, de táxi ou vale a pena alugar um carro? Gostaria de saber também se as praias próximas ao centro estão poluídas.

    Agradeço as sugestões!

    Renata Marins

  19. Tenho uma filha de 1 ano e 4 meses e sempre fui para praia de Plakafor, na verdade ficamos bem na divisa de Piatã e Plakafor, lá há recifes e as ondas vêm bem mansinhas. Vamos bem cedo, levo lanche, suco, água, e frutas, capricho no protetor solar e ficamos brincando de bola, corrida ou na areia de castelinho. É bem tranqüilo pois a praia ainda está vazia, dá pra ver os pescadores tirando a canoa do mar e brincamos de a canoa virou, ela fica bem à vontade e não quer voltar pra casa, mas antes das 10h já estamos voltando. Na volta aproveitamos para tomar água de coco e um banho na barraca flash. A diferença é gritante de quando fomos mais tarde e ela teve que ficar na piscininha de borracha embaixo do sombreiro, ou seja não se divertiu. Acho que se for pra ficar numa piscininha de borracha é melhor ficar no quintal de casa, praia é pra criança sentir a brisa no rosto, produzir vitamina D por estar exposta ao sol, sentir a areia entrar pelos dedinhos do pé, pular as ondinhas feito jacaré, e ficar com o delicioso aroma de maresia nos cabelos. Fica o Conselho: Quando for pra praia com seu filho vire criança com ele , aproveite pra resgatar a essência, esqueça o trabalho, os problemas e curta o momento, porque isso e tudo que o seu filho espera de você!

  20. Fabiana, maravilhoso e emocionante comentário! Assino embaixo!

  21. […] Salvador – Pequenópolis […]

  22. Tenho um filho de 1 ano e 10m e sempre apareço por aqui para planejar finais de semana e feriados bem divertidos para ele. Curto muito as dicas e ele aproveita bastante!!!

  23. Gosto muito do Porto da Barra, bem cedinho entre 06 e 09hs o sol é o ideal a praia está super limpa, a água é bem cristalina dá para ver os pés; quando a maré está baixa é o ideal para a criançada brincar de nadar e se lambuzar na beira da praia. É muito legal fazer com as crianças: castelinhos, pistas de corrida, piscininha para brinquedinhos que boiam, modelagem com bichinhos, bolo de aniversário de areia e cantar parabéns elas amam fazer bolo e cantar parabéns, e, para maior segurança, tem salva vidas que ajudam a ficar de olhos naquelas que gostam de enfrentar uma ondinha; mas o mais importante de tudo, é prestar atenção e dar atenção, ficar perto, oferecer água e alimento porque os pequenos se esquecem de tudo quando estão brincando inclusive se a brincadeira for com água e/ou areia que tem o poder de acalmar; lembremo-nos que foi Jesus que acalmou o mar. Logo, diante e dentro do mar o ser humano e em especial as crianças se acalmam, essa experiência todos nós vivemos desde o ventre materno. Visitemos mais nossas praias, comentemos sobre elas, convidemos as crianças os amigos pra um banho delicioso de mar, acalmemo-nos, amemo-nos a praia nos espera, seja ela onde for, quem a fez, fez pensando em nós, e nós agradecemos quando nos deliciamos e aproveitamos bem dela, conservando-a e perpetuando através das crianças o banho de mar o contato com a Mãe Natureza. Amei todos os registros de praias de Salvador, estou maravilhada com as mensagens e até copiei o que levar, como chegar, onde ficar e o mais importante como aproveitar ao máximo o que a praia oferecer.

  24. […] Salvador – Pequenópolis […]

  25. […] Salvador – Pequenópolis […]

  26. OLÁ GALERA SE PRECISAREM DE TAXI QUE FAÇA SEU TRANSPORTE COM SEGURANÇA E CONFORTO PODEM CONTAR COM OS SERVIÇOS DE RODRIGO 71 98622 6782
    Taxi credenciado pela Gtaxi e prefeitura de Salvador.
    Serviço de confiança e qualidade


Deixe um comentário

Categorias